“Está aí a experiência do dia de hoje, proclamamos Jesus diante de todas as pessoas. Precisamos fazer a mesma coisa ao longo de toda a vida. Dissemos a Petrópolis, e ao Brasil pelos meios de comunicação social – quiçá ao mundo – que nós temos um Deus e um Salvador. E é isso que devemos fazer durante toda a nossa vida”, disse o bispo de Petrópolis (RJ), dom Gregório Paixão, na missa de encerramento do Congresso Eucarístico Diocesano, ontem (1º).

O Congresso Eucarístico aconteceu no contexto do Ano Eucarístico Diocesano, que começou na Quinta-feira Santa do ano passado e segue até Corpus Christi deste ano. Segundo a diocese de Petrópolis, mais de 5 mil pessoas participaram do evento.

A missa de encerramento foi celebrada na tarde de ontem na catedral de São Pedro de Alcântara, depois de uma longa procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro da cidade. No trajeto, várias pessoas apareceram nas sacadas e janelas dos prédios e acenavam ao ver Jesus Eucarístico passar.

“Sobre este altar, podemos ver perfeitamente o corpo e o sangue, a alma e a divindade [de Jesus]. Nós o seguimos pelas ruas de Petrópolis, não como povo perdido, mas como povo que sabe exatamente quem é o seu Senhor”, disse dom Gregório em sua homilia. O bispo ressaltou que, além de adorar Jesus, “desejamos convidar todos para que façam a mesma experiência desse alimento que cura, que transforma, que nos faz jamais desistir daquilo que Ele nos convidou para fazer, para participar e para realizar na vida deste mundo”.

O bispo lembrou que “a eucaristia nos faz experimentar sobre o altar a morte e ressurreição do Senhor, é o perfeito sacrifício”. “A eucaristia nos mostra que a morte de Jesus não é o fim de uma caminhada, mas é o princípio de uma alegria que vai se realizar através da ressurreição. A eucaristia é pão renovado no coração de toda gente, daqueles que creem, para que a humanidade creia, porque se não crê, não se salvará”, acrescentou.

Por fim, convidou a pedir “a Deus a alegria de uma bênção, a graça de um novo existir, para que possamos, mergulhando no corpo do Senhor e tomando aquilo mesmo que Ele nos deu, o pão do céu, reviver para uma vida nova que só Ele, Jesus Cristo, nosso Deus e Salvador, único Senhor desse universo, pode nos dar”.

A programação do Congresso Eucarístico contou ainda com momentos de oração, louvor, catequese e adoração durante a manhã, em diferentes pontos da cidade.

Este foi o terceiro Congresso Eucarístico da cidade de Petrópolis e o segundo da diocese. O primeiro aconteceu em 1943, por ocasião do centenário de Petrópolis.  A diocese de Petrópolis foi criada pelo papa Pio XII em 1946, com a bula Pastoralisquaurgemur. O primeiro bispo da diocese, dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, celebrou um congresso eucarístico diocesano em 1955, mesmo ano em que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) o Congresso Eucarístico Internacional.

Confira também: