Um manto usado pelo padre Cícero Romão Batista e mais duas peças artísticas que representam os religiosos são doados à Fundação Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE). Segundo a Fundação, os objetos fizeram parte do "acervo do museu" do Memorial Padre Cícero, que está presente temporariamente no Cariri Shopping (CE), enquanto o Memorial é reformado e revitalizado.
A doação de dois objetos foi realizada por Abraão Batista, que herdou as peças do pai, Abdias Batista, comerciante de Juazeiro do Norte e amigo íntimo do padre Cícero.
A primeira peça doada ao Memorial é uma estátua do Padre Cícero em tamanho original que custou na época 2 condes e 500 réis, atualmente avaliada em R$ 300 mil. Foi construído e erguido em 25 de dezembro de 1940, pelo escultor italiano Agostino Balmes Odisio, que viveu em Juazeiro do Norte neste período.
A segunda obra é uma pintura colorida com a imagem do Padre Cícero, datada de 1924 e assassinada por F. Pereira. Segundo a Fundação Memorial Padre Cícero, foi pintado quando o pai ainda era vivo.
A última peça é um roupão preto que pertence ao Padre Cícero.  
Abraão disse que sua mãe havia guardado sete chaves no banho do padre Cícero, "como uma cabeça de espírito foi enterrada".
A presidente do Memorial da Fundação Padre Cícero, Teresa Siqueira, contou que "é muito simbólico o ato de doação dessas peças ao acervo da Fundação" e será a primeira vez que o memorial terá um banho do Padre Cícero no Museu.
Entre as peças doadas, apenas a estátua será restaurada. A pintura no banho pode ser vista na "Exposição Padre Cícero Servo de Deus" no Cariri Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 12h às 20h.
 
 
 
Verifique também: