Jovens portugueses e de outras nacionalidades vão peregrinar a pé ao longo de 140 km, de Fátima a Lisboa, entre os dias 27 e 31 de julho, a caminho para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023. A iniciativa, promovida pelo santuário de Fátima e pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE), tem como mote o tema da jornada, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

A JMJ acontecerá de 1º a 6 de agosto, em Lisboa.

A peregrinação é intitulada #AndaComMaria. Os peregrinos vão sair no dia 27 de julho do santuário de Fátima e passarão por Minde, Alcanena, Pernes, Santarém, Morgado, Valada, Azambuja, Vila Franca de Xira, chegando a Lisboa em 31 de julho.

Durante o trajeto, os jovens vão carregar a imagem peregrina nº 2 de Nossa Senhora de Fátima. O andor será levado nos ombros dos peregrinos e, em algumas localidades, seguirá de carro em marcha lenta.

O último trecho da peregrinação será marítimo. O andor de Nossa Senhora de Fátima será transportado por uma embarcação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e escoltado por pescadores, particulares, escuteiros marítimos e Marinha Portuguesa.

Segundo os organizadores, a peregrinação contará com “momentos de oração, de silêncio, de canções, de partilhas, de festa, no estilo próprio do movimento escutista, onde todos os jovens serão muito bem-vindos”.

Além disso, está previsto um momento de vigília na presença da imagem peregrina, aberto à comunidade, em todas as noites.

Para participar da peregrinação #AndaComMaria é necessário fazer a inscrição pelo site: https://jmj23.escutismo.pt/anda-com-maria.

Confira também: