O papa Francisco chegou hoje (28) à Hungria, onde ficará até o domingo (30). Neste país fica o santuário Máriapócs, que tem uma réplica de uma imagem mariana que milagrosamente derramou lágrimas como o seu ícone original.

A imagem mostra a Virgem Maria de vestido preto e véu vermelho, segurando o menino Jesus no braço esquerdo. A mão direita de Maria aponta para seu Filho, enquanto o Divino Menino faz o mesmo para sua Mãe.

A prelazia da Opus Dei diz que a imagem foi feita no século XVII pelo pintor Stefan Pap. Foi encomendada por um cristão que conseguiu escapar dos turcos. A pintura foi colocada na paróquia de Máriapócs até que os eventos sobrenaturais começaram.

Segundo o site do Jubileu da Misericórdia, de 4 de novembro a 8 de dezembro de 1696, brotaram lágrimas dos próprios olhos da Virgem. Isso causou grande comoção entre os fiéis, e desde então o local se tornou um centro de peregrinação.

No entanto, o imperador Leopoldo I ordenou que o ícone fosse levado para Viena e instalado na catedral de Santo Estêvão, onde está até hoje.

Os fiéis húngaros ficaram muito tristes porque sentiram que algo muito valioso lhes foi tirado. Assim, uma réplica da imagem mariana foi colocada no santuário Máriapócs e o milagre aconteceu de novo com o novo ícone.

Nos dias 1, 2 e 5 de agosto de 1715, a réplica da imagem de Nossa Senhora também começou a chorar. A mesma coisa aconteceu séculos depois, em dezembro de 1905. Conta-se que nesta última ocasião ela derramou lágrimas por quase um mês.

Os santos acudiram a ela

Em 1955, a imagem original em Viena foi visitada por são Josemaria Escrivá, fundador da Opus Dei. O santo implorou sua ajuda para os "países do leste" subjugados pelo comunismo. "Sancta Maria, Stella Orientis, filios tuos adiuva!" (Santa Maria, Estrela do Oriente, ajude seus filhos), ele implorou.

O padre também a nomeou "Estrela da Manhã" ou "Estrela do Oriente" (Stella Orientis) e espalhou a devoção a esta imagem mariana com este título.

Em 1991, são João Paulo II visitou o santuário de Máriapócs, na Hungria, onde está a réplica milagrosa, falou da importância da oração do Ângelus e da vitória do cristianismo sobre aqueles que tentam destruí-lo.

Confira também: