Rezar o terço pela paz no mundo o dia inteiro por todo o mês de Maria. Esse é o desafio lançado pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) a todos os portugueses, 24 horas por dia de oração de 1º a 31 de maio próximo.  “Como a oração é a nossa arma mais poderosa, todos somos chamados para este combate”, disse a diretora pela ACN Portugal, Catarina Bettencourt.

Segundo a fundação pontifícia, para cumprir a proposta será preciso mobilizar em cada dia pelo menos 48 pessoas, famílias, grupos, congregações, paróquias ou movimentos, que deverão se comprometer com 30 minutos de oração diária, mais ou menos o tempo de rezar um terço.

“Um ano depois de a guerra ter começado na Ucrânia, não podemos baixar os braços, não nos podemos resignar perante toda a barbaridade que está a acontecer em pleno coração da Europa, não podemos assistir, resignados, à destruição de aldeias, vilas e cidades, à morte de milhares de pessoas. Nunca nos podemos resignar perante a violência”, disse Bettencourt, ressaltando que, “infelizmente, não é só na Ucrânia que há guerra”.

“Em muitos outros países, em muitas regiões do globo, milhões de pessoas sofrem todos os dias também com a violência de grupos armados, com a destruição causada por terroristas, com a miséria da fome. Não podemos ficar indiferentes a todo este sofrimento, a todas as pessoas em lágrimas, a todos os que imploram pela paz”, disse.

Para Carla Bettencourt, é possível “fazer a diferença, unindo as nossas orações às orações de todos, respondendo àquilo que Nossa Senhora pediu em Fátima aos pastorinhos”.

Para concretizar a jornada ininterrupta de oração pela paz em maio, Bettencourt fez um apelo a que todos os portugueses e demais habitantes de Portugal se unam à iniciativa. “Mobilizem as famílias, os amigos, a paróquia, a vossa congregação, a escola, os colegas de trabalho, os movimentos a que pertencem, os vossos vizinhos… É muito importante a mobilização de todos. Falem desta ideia ao vosso pároco e juntem-se a esta corrente de oração, para garantirmos que alguém estará a rezar em maio e em português pela paz no mundo”, concluiu.

A ACN pede que quem queira participar da oração do terço pela paz em maio entre em contato com a fundação, para garantir que todos os blocos de 30 minutos fiquem assegurados. O cadastro pode ser feito AQUI.

Confira também: