“Em minha diocese houve uma grave queda na frequência aos sacramentos devido à pandemia”, disse o bispo de Frederico Westphalen (RS), dom Antônio Carlos Rossi Keller. “Estamos trabalhando em visitar as famílias nas casas, em fazer atividades em comunidade para incentivar o retorno aos sacramentos e reforçar que a pandemia não é desculpa para não ir à missa.”

O bispo, que está em Aparecida (SP) para a 60ª assembleia geral da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) comentou ontem (26) em entrevista à ACI Digital a pesquisa mundial publicada em janeiro pelo Centro de Pesquisa Aplicada no Apostolado (CARA, na sigla em inglês), da Universidade de Georgetown (EUA) segundo o qual apenas 8% dos católicos brasileiros cumprem o preceito dominical, o terceiro índice mais baixo entre os 39 países pesquisados. Na Nigéria, país em que cristãos sofrem perseguição por grupos radicais islâmicos, a taxa é de 94% segundo a mesma pesquisa.

“Estamos trabalhando na formação dos fiéis”, disse dom Keller.

Para ele, a evangelização no Brasil deve ser pensada a partir do documento de Aparecida, como é conhecido o documento final da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (CELAM), presidida pelo papa Bento XVI em Aparecida (SP) em 2007, durante sua visita ao Brasil. Dom Keller ainda afirma que o tripé da reestruturação da evangelização no país também deve ser composto pela formação dos leigos e pela iniciação cristã.

Confira também: