Ontem (24), a Família Salesiana começou o mês de Maria Auxiliadora, em preparação à festa mariana desta devoção, que é celebrada no dia 24 de maio. Há um sonho de dom Bosco sobre o lenço que a Virgem dá aos jovens e que o fez chorar.

No volume VI das Memórias Biográficas, um conjunto de 19 livros sobre a vida de dom Bosco, conta-se que o santo sonhou um dia que caminhava por um vale quando viu um belo palácio. Em frente, havia uma praça onde um grupo de jovens rodeava uma Senhora, que era a Virgem.

Ela deu um lenço a cada um, dizendo-lhes: "Não o abram quando o vento soprar, e se este os surpreende enquanto o estão estendendo, virem imediatamente para a direita, nunca para a esquerda”.

Os meninos subiram ao terraço e formaram uma longa fila, um atrás do outro. Aos poucos foram estendendo seus lenços, que tinham bordados de ouro e algumas letras que diziam: "Regina virtutum" (Rainha das virtudes).

De repente, um vento forte começou a soprar do lado esquerdo e caiu uma chuva forte, com trovões, granizo e neve. Alguns conseguiram guardar rapidamente os lenços, outros viraram para a direita, mas muitos ficaram com os lenços estendidos.

A terrível tempestade danificou os lenços esticados e abriu buracos neles, perdendo toda a beleza. Dom Bosco aproximou-se para perguntar o que significava tudo isso, e a Senhora lembrou-lhe as palavras que estavam bordadas em latim no pano.

A Virgem lhe disse que, ao estender os seus lenços, todos expuseram a sua pureza ao vento das tentações. Alguns fugiram rapidamente e os guardaram. Outros não tiveram tempo, mas viraram para a direita, dando as costas ao maligno. Aqueles que não fizeram nada são aqueles que caíram em pecado.

Dom Bosco ficou triste e começou a chorar, porque poucos preservaram a pureza. A Virgem disse-lhe para não se afligir e observar.

Então um homem gritou aos jovens para irem para a direita. Quase todos eles o fizeram. Mas alguns ficaram parados e seus lenços foram completamente arruinados.

Os que viraram com o lenço danificado, por outro lado, tiveram-no remendado, sem furos, mas sem a forma original. A Senhora disse-lhe que aqueles eram os que tinham perdido a virtude, mas se emendaram com a confissão. Os que não se moveram são os que continuam no pecado e podem estar caminhando para a perdição.

A Virgem concluiu dizendo: "Nemini dicito, sed tantum admone" (Não conte a ninguém, apenas admoeste). Neste sentido, Maria Auxiliadora pediu-lhe que guardasse segredo, mas que incentivasse os jovens a viver a pureza, o que o santo fez insistentemente até o fim de seus dias.

Confira também: