O papa Francisco nomeou hoje (25) os membros e consultores do dicastério para a Evangelização. Entre eles estão três brasileiros: o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Scherer, o fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, e a superiora geral das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, irmã Maria Eliane Azevedo da Silva.

O dicastério para a Evangelização foi criado com a promulgação da constituição apostólica Praedicate evangelium, sobre a reforma da cúria romana, em março de 2022. Foram unidos neste novo dicastério os antigos Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e Congregação para a Evangelização dos Povos.

Segundo Praedicate evangelium, o dicastério para a Evangelização “está ao serviço da obra de evangelização, para que Cristo, luz dos povos, seja conhecido e testemunhado em palavras e obras e se edifique o seu Corpo místico, que é a Igreja”. Competem ao dicastério “as questões fundamentais da evangelização no mundo e para a instituição, acompanhamento e apoio das novas Igrejas particulares, sem prejuízo da competência do dicastério para as Igrejas Orientais”.

O dicastério é dividido em suas seções: uma para as questões fundamentais da evangelização no mundo e a outra para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares.

O papa é quem preside o dicastério e “cada uma das seções é regida em nome dele e por sua autoridade por um pró-prefeito”. A seção para as questões fundamentais da evangelização no mundo tem como pró-prefeito dom Rino Fisichela, e a seção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares, o cardeal Luis Antonio Tagle.

Hoje, o papa Francisco nomeou os 19 membros e os 15 consultores da seção para as questões fundamentais da evangelização no mundo. O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, já era membro do antigo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização e teve, portanto, sua presença no dicastério confirmada para mais cinco anos. O fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, também era consultor deste mesmo conselho.

Além dos três brasileiros, os demais membro nomeados para a seção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares do dicastério para a Evangelização são os cardeais Luis Antonio Tagle, que já é pró-prefeito da outra seção do dicastério; o português José Tolentino Mendonça, prefeito do dicastério para a Cultura e a Educação; Kevis Farrel, prefeito do dicastério para Leigos, Família e Vida; Lazzaro You Heung-sik, prefeito para o dicastério para o Clero; Josip Bozanić, arcebispo de Zagreb, Croácia; Francisco Robles Ortega, arcebispo de Guadalajara, México; Timothy Michael Dolan, arcebispo de Nova York, EUA; Matteo Maria Zuppi, arcebispo de Bolonha, Itália; Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, arcebispo de Goa e Damão, Índia.

Também se tornaram membros do dicastério o prefeito do dicastério para as Igrejas Orientais, dom Claudio Gugerotti; o arcebispo de Saint Andrews e Edimburgo, Grã-Bretanha, dom Leo William Cushley; o bispo de Kpalimé, Togo, dom Benoît Comlan Messan Alowonou; o vigário episcopal para Projetos Especiais e para a Catedral da Diocese de Paterson, EUA, monsenhor monsenhor Eugene Robert Sylva; a Rev.ma Irmã Maria Eliane Azevedo da Silva, M.S.C., Superiora Geral (Brasil).

Entre os leigos nomeados estão o prefeito do dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini; a presidente emérita do Tribunal Constitucional Italiano e Docente do Departamento de Estudos Jurídicos “A. Sraffa” da Universidade Bocconi de Milão, Itália, professora Marta Maria Carla Cartabia; e a integrante da Equipe Internacional Responsável do Caminho Neocatecumenal, María Ascensión Romero Antón.

Os consultores nomeados para a seção do dicastério para a Evangelização são: o secretário geral da Bonifatiuswerk, Alemanha, monsenhor Georg Austen; o maestro da Capela Musical Lateranense, monsenhor Marco Frisina; o professor da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália, monsenhor Walter Insero; o prelado da Opus Deis, monsenhor Fernando Ocáriz Braña; o pró-reitor da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, monsenhor Antonio Pitta; o decano da Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, padre Paolo Gherri; o reitor do santuário internacional Nossa Senhora de Knock, Irlanda, padre Richard Gibbons; o professor da Facultat de Teologia de Catalunya do Ateneu Universitari Sant Pacià de Barcelona, Espanha, padre Xavier Morlans i Molina; o presidente da Associação Nacional dos Santuários da Itália, padre Mario Magro, R.C.I.; o professor do Instituto Superior de Ciências Religiosas San Pietro Martire de Verona, Itália, irmão Enzo Biemmi, F.S.F.; a professora da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação «Auxilium» de Roma, irmã Cettina Cacciato Insilla, FMA; a fundadora e presidente da ComunidadeNovos Horizontes, Chiara Amirante; o ex-reitor da Saint Ninian's High School em Glasgow, Grã-Bretanha, John Docherty; o fundador e diretor executivo da Fellowship of Catholic University Students, EUA, Curtis A. Martin; e o processor do Departamento de Teologia da Franciscan University of Steubenville, EUA, Petroc Willey.

Confira também: