O santuário de santa Rita de Cássia em Cássia (MG) recebeu um fragmento ósseo da santa ontem (24) para ser venerada durante todos os dias até as festividades da padroeira, que vão de 13 a 22 de maio, dia da santa. A relíquia de primeiro grau, um pedaço do corpo da santa, foi levada ao santuário pelo abade Paulo Celso Demartini do mosteiro Cisterciense Nossa Senhora de São Bernardo, em São José do Rio Pardo (SP), ao qual pertence a relíquia.

A relíquia de santa Rita de Cássia ficará exposta para veneração até o dia 22 de maio, dia da festa da santa e celebração do primeiro ano santuário dedicado à santa em Cássia (MG).

O santuário tem mais 100 mil m2 de edificações e 80 mil m2 de paisagismo e abriga até 7 mil pessoas. Os fiéis e visitantes também podem visitar uma réplica da casa de santa Rita, contemplar os 24 murais internos do artista sacro Romolo Picolli e um mural do artista cassiense Pedro Machado.

Santa Rita é conhecida como a padroeira das causas impossíveis, protetora das viúvas e santa das rosas. Ela nasceu em 1381, em Roccaporena, perto de Cássia, região da Úmbria, na Itália. Queria ser freira, mas por obediência aos pais casou-se por volta de 1385 com Paulo de Ferdinando de Mancino e teve dois filhos. Ela sofreu muito com o marido, mas ao longo do tempo, com suas orações e bondade ele se converteu. Depois disso, seu marido foi assassinado por facções políticas da época. Temendo que os filhos vingassem a morte do pai, suplicou a Deus que os levasse desta vida antes de cometerem este pecado e pouco tempo eles morreram.

Santa Rita entregou-se à oração, penitência e obras de caridade. E posteriormente foi aceita no convento Agostiniano, em Cássia. Ela morreu aso 76 anos, no dia 22 de maio de 1457. Vários milagres aconteceram através de sua intercessão, e a devoção a ela cresceu ao redor do mudo. O corpo de santa Rita encontra-se incorrupto por vários séculos, e às vezes é possível sentir uma doce fragrância. Na cerimônia de beatificação, em 1627 o corpo dela elevou-se e abriu os olhos.

 

 

Confira também: