Dom Jaime Spengler, OFM, arcebispo de Porto Alegre é o novo presidente Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB). O atual vice-presidente da CNBB foi eleito para suceder o arcebispo de Belo Horizonte, dom Valmor de Azevedo, por 210 votos, maioria simples, no terceiro escrutínio.

 

O anúncio foi feito na tarde de hoje (24) em coletiva de imprensa no auditório Noé Sotillo, no centro de eventos Padre Vitor Coelho de Almeida em Aparecida (SP), onde ocorre a 60° assembleia geral da CNBB entre os dias 19 e 28 de abril.

 

Para dom Spengler, a eleição dele representa uma continuidade no rumo que a CNBB vem seguindo nos últimos quatro anos. "Queremos que seja uma continuidade", disse dom Spengler na entrevista coletiva que se seguiu à sua eleição.

 

Nascido em 6 de setembro de 1960, na cidade de Gaspar (SC), dom Jaime entrou na ordem dos Frades Menores em 1982 e cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura no Paraná e Teologia no Instituto Teológico Franciscano no Rio de Janeiro. Foi nomeado arcebispo de Porto Alegre pelo papa Francisco em 18 de setembro de 2013.

Confira também: