O presidente da Câmara de Lisboa, Portugal, Carlos Moedas, se encontrou com o papa Francisco no sábado (22), no Vaticano. Após a audiência, Moedas disse à Rádio Renascença que o papa lhe pareceu “com a saúde boa e com uma grande vontade de ir a Lisboa para andar com as pessoas e no meio das pessoas” durante a Jornada Mundial da Juventude.

De 1º a 6 de agosto, a JMJem reunirá em Lisboa jovens do mundo todo com o papa. Em algumas ocasiões, o papa Francisco brincou sobre sua viagem a Portugal. “Eu penso ir. Vai Francisco ou João XXIV. Mas o papa vai”, disse em setembro do ano passado à TVI/CNN Portugal.

Em fevereiro, na coletiva de imprensa no voo de volta a Roma após a viagem à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul, Francisco reafirmou que pretende ir a Portugal. “Quanto às viagens. Penso que a Índia será no próximo ano… penso! No dia 23 de setembro, vou a Marselha; e existe a possibilidade que de Marselha voe até à Mongólia, mas isto não está definido, é possível. E, depois, mais uma neste ano: Lisboa”, disse sobre suas próximas viagens.

Mas, em 29 de março, Francisco foi internado no hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, por causa de uma bronquite infecciosa. Após tratamento, ele teve alta no dia 1º de abril. “Ainda estou vivo”, disse ao sair do hospital.

Na audiência que teve com o presidente da Câmara de Lisboa, Francisco enviou uma mensagem aos portugueses e se disse feliz por poder retornar ao país. O papa visitou Portugal em 2017, quando esteve no santuário de Fátima para a celebração do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima e para a canonização dos santos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

“Quero cumprimentar vocês, habitantes de Lisboa, que estão trabalhando muito para preparar este encontro da juventude. Estou feliz de voltar a Lisboa, Portugal. Estou feliz com o que vocês estão fazendo. E me desculpem pela confusão que será criada entre vocês. Obrigado pela acolhida. Obrigado por colocar a esperança nessa abertura de coração. Desejo a vocês tudo de bom, que Deus os abençoe e lhes dê forças para seguir em frente. E obrigado por todo esse trabalho. Que Deus os abençoe”, disse o papa.

Em entrevista à Rádio Renascença, Carlos Moedas disse que a audiência com Francisco “foi um momento único” e que transmitiu ao papa a “energia e a alegria que os lisboetas têm por o receber”.

Confira também: