Dom Paulo Celso Dias do Nascimento, bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), foi escolhido hoje (19) pelo papa Francisco para ser bispo de Itaguaí (RJ). O papa aceitou a renúncia de dom José Ubiratan Lopes, OFM, ao governo pastoral da diocese de Itaguaí (RJ) por ter chegado à idade limite de 75 anos.

 

Nascido em Lagarto (SE) no dia 14 de abril de 1963, dom Paulo Celso é formado em filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, no Rio de Janeiro (RJ), e em Teologia pela Universidade Católica de Salvador (BA). Foi ordenado presbítero em 13 de maio de 1989.

 

Dom Paulo também formou-se em Direito Canônico em 2000 pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico, do Rio de Janeiro (RJ) , e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) , em 2006. Ele também especializou-se em Psicologia Hospitalar, pela CESANTA – Centro de Pós - Graduação da Santa Casa da Misericórdia do Rio, em 2008.

 

O bispo também foi vigário-geral e bispo referencial do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, do Vicariato Epicopal Leopoldina e da Pastoral da Saúde na arquidiocese do Rio de Janeiro.

Em anuncia que recebeu o cargo de administrador apostólico da diocese até a posse de dom Paulo. A carta também diz que a data da posse do novo bispo ainda será marcada e comunicada oficialmente a todos.

 

“Supliquemos ao Espírito Santo, que ilumine o Dom Paulo Celso, concedendo-lhe as graças necessárias, para que possa exercer o novo pastoreio no anúncio do Evangelho e edificação da Igreja”, diz dom José Ubiratan em carta ao clero e aos fiéis de Itaguaí. 

 

Confira também: