A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), responsável pelo Círio de Nazaré em Belém (PA), promoverá entre os dias 14 e 16 de junho o primeiro Congresso Internacional da Devoção Mariana e Círios de Nazaré. O evento acontecerá no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.  O objetivo, segundo os organizadores, é “reunir os principais santuários marianos do mundo para debates sobre a devoção mariana, fortalecimento e integração entre eles, e assim fomentar também o turismo, a economia e a fé nesses locais, criando, se possível, uma rota turística mundial em torno da devoção a Nossa Senhora”.

Durante o congresso, também serão reunidos os organizadores de Círios de Nazaré, que acontecem em várias cidades, a fim de “trocar experiências exitosas, buscando melhorias organizacionais”.

Segundo o coordenador do Círio 2023 e diretor geral do Congresso, Antônio Salame, a ideia é fazer com que o congresso se torne um “evento periódico, cada vez em um santuário”. Além disso, há a proposta de criar “um passaporte, para dar a quem visita os santuários ao redor do mundo, descontos em diversos serviços”.

“Isso e muito mais será debatido neste evento e convidamos todos os devotos a participarem”, disse.

O congresso começará no dia 14 de junho, às 9h, com missa na basílica santuário de Nazaré, na capital paraense, que este ano celebra o centenário do título basilical. A missa será celebrada pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira. Às 19h, haverá a sessão solene de abertura, no Hangar, com a presença de dom Taveira e outras autoridades.

No dia 15, a programação contará com palestras de representantes sobre a devoção mariana no Santuário Nacional de Aparecida e em Fátima, Portugal. Também haverá a implantação de grupos de trabalhos.

No dia 16, haverá palestra sobre a devoção mariana em Nazaré, Portugal, e ainda está para ser confirmada uma palestra sobre a devoção no santuário de Lourdes, França. Neste mesmo dia, os participantes também poderão conhecer como acontece o Círio de Nazaré em outras cidades do Brasil e um pouco mais da devoção mariana em outros santuários.

Ao final do congresso deverá ser apresentado um documento com as conclusões dos debates e missões para aumentar e consagrar essas devoções em todo o mundo.

A programação do congresso incluirá ainda visitas guiadas a basílica de Nazaré, catedral de Belém, Museu de Arte Sacra e museu Memória de Nazaré. Os inscritos também terão acesso livre para visitar a FITA – Feira Internacional de Turismo da Amazônia, que ocorre no mesmo período, no Hangar.

No final de semana, 17 e 18 de junho, os participantes poderão conhecer os pontos turísticos da cidade e participar, no dia 18, da edição do Caminho do Círio. Trata-se de uma caminhada guiada do trajeto do Círio de Nazaré, saindo às 7h30 da catedral de Belém e seguindo até a basílica de Nazaré.

As inscrições para o I Congresso Internacional da Devoção Mariana e Círios de Nazaré podem ser feitas AQUI.

Confira também: