A diocese de Petrópolis (RJ) fará no dia 1º de maio o Congresso Eucarístico Diocesano. Será uma ocasião, segundo o bispo dom Gregório Paixão, para “voltar o olhar única e exclusivamente para Jesus Cristo”. “Que as pessoas olhem somente para o Senhor e digam como João após a ressurreição: ‘É o Senhor’. Reconhecer na hóstia santa a presença viva de Jesus Cristo”, disse à ACI Digital.

O Congresso Eucarístico faz parte do Ano Eucarístico Diocesano, proclamado por dom Gregório Paixão na Quinta-feira Santa de 2022. Naquela ocasião, o bispo disse que o objetivo era, após a pandemia de covid-19, “chamar outra vez para o seio da Igreja aqueles que estão com medo”, “despertar aqueles que estão adormecidos nas suas casas simplesmente por comodismo”, “tirar diante dos televisores aqueles que resolveram comungar virtualmente quando a Igreja nos pede, pelo próprio Jesus Cristo, que a sua presença precisa ser real”.

Em entrevista à ACI Digital, dom Gregório disse que “a presença mais pura, mais eficaz da fé cristã é inegavelmente a Santa Eucaristia, corpo, sangue, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo”.  Segundo ele, “a proclamação do Ano Eucarístico e, ao mesmo tempo, do Congresso Eucarístico, veio pelo desejo imenso de dizer às pessoas ‘venham para a casa do Pai, venham à mesa, venham receber Aquele que deseja ser alimento para sua vida’”.

Entretanto, a ideia não é fazer com que “as pessoas vivam apenas um momento chamado Congresso Eucarístico Diocesano”, mas “criar um novo ardor em todos os cristãos da nossa diocese, como em todas as pessoas que venham em algum momento participar conosco” e fazer com que “esse amor e essa vida na Eucaristia seja uma constante”.

Por isso, ressaltou que a escolha da data, 1º de maio, “não é por ser feriado, mas por ser o dia de são José Operário, para dizer que aquele homem escolhido por Deus, que o tempo todo ouviu a voz do Senhor, que alimentou e protegeu Jesus Cristo, fez isso através daquilo que alguém talvez possa achar o mais trivial da vida, trabalhando, vivendo sua vida familiar, servindo a Deus e tendo dentro de sua casa Aquele que é o Senhor”.

“Então, o desejo de que Jesus, Aquele que buscamos quando vamos à Igreja, que Ele seja uma presença constante dentro de nosso lar: Ficai conosco, Senhor”, disse.

Embora o Congresso Eucarístico aconteça no dia 1º de maio, haverá uma programação prévia. Entre os dias 26 e 28 de abril, acontecerá o tríduo eucarístico por decanatos. A diocese de Petrópolis é dividida territorialmente em quatro decanatos.

No dia 29 de abril, haverá a ordenação diaconal dos seminaristas Alison Arantes de Freitas Vieira e Marcelo Henrique Campos Ferreira. Segundo dom Gregório, a presença de uma ordenação diaconal na programação do Congresso Eucarístico quer transmitir uma mensagem “do serviço, o Cristo é Aquele que se coloca a serviço, se coloca como servo e nos faz servidores”. “A diaconia em nós e na comunidade cristã deveria ser perpétua”, completou.

No dia 30 de abril, as paróquias da diocese foram convidadas a celebrar as primeiras comunhões das crianças. Além disso, às 15h, será celebrada uma Hora Santa em todas as paróquias, casas religiosas e novas comunidades, ou seja, “a diocese toda vai parar diante do Santíssimo Sacramento”. Para dom Gregório, será um momento importante, pois “uma diocese que deseja parar para que todos nós olhemos para Aquele que é o Senhor faz com que vivamos uma profunda unidade entre céu e terra”. Além disso, afirmou, “estaremos rezando por toda a Igreja, mas também por aqueles que não conhecem a Igreja, por aqueles que não amam a Igreja e por todo o mundo. É como se estivéssemos naquele instante com o globo terrestre em nossas mãos suplicando a Deus por todos”.

No dia 1º de maio, o congresso acontecerá no centro histórico de Petrópolis (RJ). Terá uma programação de oração, catequese e adoração pela manhã. À tarde, às 14h, os fiéis deverão se reunir no Relógio das Flores, um ponto turístico da cidade em frente à Universidade Católica de Petrópolis. Em seguida, sairá a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas principais ruas do centro da cidade, em direção à catedral de São Pedro de Alcântara, onde será celebrada a missa de encerramento do Congresso.

“O que mais dissemos ao longo desse tempo é que esse congresso está sendo feito para Jesus. Não é uma animação cristã para as pessoas. Mas, a comunidade católica de Petrópolis e das cidades diocesanas que se une para dizer ‘somos discípulos do Senhor, queremos esse pão, queremos comungar. Dai-nos sempre, Senhor, deste pão’”, concluiu dom Gregório Paixão.

Confira também: