A força da vida consagrada está na “partilha da vida fraterna, da oração e do serviço aos outros”, disse o papa Francisco durante uma audiência no Vaticano com uma delegação da Comunidade das Bem-aventuranças pelos cinquenta anos de sua fundação.

No início do seu discurso, o papa agradeceu-lhes o trabalho de apostolado em favor dos jovens e dos marginalizados e recordou-lhes: “A experiência do Pentecostes é o coração da sua vida espiritual”.

Para o papa Francisco, isso se expressa "na busca constante da união com Deus, que se realiza na celebração diária da Eucaristia, na adoração do Santíssimo Sacramento, na vida de oração segundo a espiritualidade carmelita e na busca da oração contínua segundo a espiritualidade das Igrejas Orientais”.

O papa definiu o serviço desta comunidade como “um dom para a Igreja e para o mundo”, acrescentando que “tudo isto é motivo de ação de graças a Deus”.

“É importante que aqueles que sofrem e se sentem sozinhos encontrem lugares onde possam ser acolhidos e ouvidos, e vocês dão a sua contribuição generosamente”, disse o papa Francisco.

Falando de outro aspecto do seu apostolado, o das missões, Francisco disse: “Isso demonstra abertura às necessidades dos jovens e disponibilidade a levar a Palavra de Deus a todos os lugares e circunstâncias”.

“A sua comunidade, fundada numa espiritualidade de contemplação, oração e missão, dá uma contribuição valiosa ao diálogo inter-religioso, a promoção da paz e a defesa dos direitos humanos, e o seu testemunho é uma fonte de inspiração para muitos”, continuou.

Finalmente, convidou as freiras a perseverar em sua missão "com zelo e sem medo", e as encorajou a manter seu "compromisso com a formação das novas gerações e com o diálogo inter-religioso, em particular com os nossos irmãos e irmãs muçulmanos".

Confira também: