O ex-cardeal Theodore McCarrick foi acusado criminalmente de agressão sexual de quarto grau em Wisconsin por um incidente que teria ocorrido em abril de 1977.

McCarrick, de 92 anos, foi laicizado pelo papa Francisco em 2019 depois que uma investigação da Santa Sé o considerou culpado de abusar sexualmente de menores e adultos. Ele está sendo acusado criminalmente em Massachusetts por abusar sexualmente de um menor. O ex-cardeal nega.

O Departamento de Justiça de Wisconsin, em um comunicado à imprensa de 16 de abril, disse que a denúncia alega que McCarrick abusou sexualmente da vítima repetidamente durante um período de tempo não especificado.

O incidente pelo qual McCarrick é acusado criminalmente ocorreu "em uma residência em Geneva Lake", Wisconsin. McCarrick é acusado de "acariciar os órgãos genitais da vítima", disse o comunicado à imprensa.

O comunicado de imprensa disse que o suposto incidente foi relatado a uma iniciativa da procuradoria-geral de Wisconsin, que visa “fornecer às vítimas e sobreviventes uma revisão independente e completa do abuso sexual cometido por clérigos e líderes religiosos em Wisconsin, não importa quando esse abuso ocorreu.”

Confira também: