O governo da Nicarágua expulsou três freiras que geriam uma casa de repouso para idosos.

Segundo os meios nicaraguenses, o regime do presidente Daniel Ortega, um ex-guerrilheiro de esquerda, expulsou as freiras costarriquenhas Isabel e Cecilia Blanco Cubillo, e a guatemalteca Teresa, que tiveram 72 horas para deixar o país.

As freiras eram responsáveis pela casa de repouso “López Carazo”, na cidade de Rivas, na diocese de Granada, cujo bispo, dom Jorge Solórzano, teria sido notificado pelo governo da expulsão.

A diocese de Tilarán-Libéria, na fronteira entre a Costa Rica e a Nicarágua, informou na quarta-feira (12) que as irmãs Isabel e Cecilia Blanco Cubillo, pertencentes à congregação dominicana da Anunciata, foram recebidas por sua irmã e seu marido na tarde de terça-feira (11), na zona fronteiriça de Peñas Blancas.

O bispo de Tilarán-Libéria, dom Manuel Eugenio Salazar, manifestou o desejo de ajudar as freiras no que for necessário, por isso enviou o padre Juan de Dios Bermúdez Quesada, pároco de La Cruz, para colaborar com os trâmites no posto de migração.

Em sua página no Facebook, dom Salazar disse às religiosas expulsas que “é uma honra que seus pés como Esposas de Cristo pisem nestas terras, a diocese de Tilarán-Libéria está aberta para vocês. Obrigado por sua entrega a Cristo e a sua Igreja!"

“Continuemos a rezar pela Igreja na Nicarágua e especialmente por dom Rolando Álvarez, que fez dois meses na prisão. Maria, Mãe Imaculada, defendei e protegei a Nicarágua!”, disse Salazar referindo-se ao bispo de Matagalpa, condenado injustamente a 26 anos e 4 meses de prisão.

Não é a primeira vez que dom Salazar ajuda freiras expulsas pelo governo nicaraguense. Em julho de 2022 acolheu também um grupo de Missionárias da Caridade, congregação fundada por madre Teresa de Calcutá.

Na ocasião, o bispo disse que “ao receber vocês, recebemos Jesus Cristo. Vocês são mulheres corajosas, de simplicidade. Contem conosco, estamos a sua disposição”.

Confira também: