O Sínodo dos Bispos não é um “parlamento”, o protagonista é o Espírito Santo, disse o papa Francisco ao receber ontem (13) em audiência as participantes da 70ª Assembleia Geral da União das Superioras Maiores da Itália (USMI), sobre o tema: "No caminho sinodal, mulheres testemunhas do Senhor ressuscitado”.

Em seu discurso, o papa Francisco disse: “às vezes me dá um pouco quando falamos sobre o espírito sinodal e de repente alguém pensa: ‘Agora devem mudar isso, isso, isso’, e nos fechamos novamente de outra maneira. Não, o caminho em espírito sinodal é escutar, rezar e caminhar. Então o Senhor nos dirá o que devemos fazer”.

“Tenho visto em algumas propostas: ‘Agora temos que tomar essa decisão, essa, essa, essa’. Não, este não é um caminho sinodal. Isso é 'parlamento'. Não esqueçamos que o caminho sinodal é feito pelo Espírito Santo: Ele é a cabeça do caminho sinodal, Ele é o protagonista”, disse o papa.

O Sínodo dos Bispos, que terá como tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, acontecerá em outubro de 2023 e outubro de 2024 no Vaticano.

“Não é uma reunião política”

Em agosto de 2022, a revista La Civiltà Cattolica publicou o conteúdo do diálogo do papa Francisco com os jesuítas canadenses como parte de sua visita àquele país.

Neste diálogo, o papa disse: “Parece-me fundamental reiterar, como sempre faço, que o Sínodo não é uma reunião política ou uma comissão de decisões parlamentares”.

O Sínodo “é a expressão da Igreja, onde o protagonista é o Espírito Santo. Se não há Espírito Santo, também não há Sínodo. Pode haver democracia, parlamento, debate, mas não há 'Sínodo'”, disse ele.

Também em 2015, durante o Sínodo sobre a Família, o papa disse que "o Sínodo não é um congresso ou um parlamento, não é um parlamento ou um senado onde nos colocamos de acordo", mas "uma expressão eclesial, ou seja, a Igreja que caminha junta para ler a realidade com os olhos da fé e com o coração de Deus”.

Confira também: