O papa Francisco falou da importância de suas viagens apostólicas e disse que “encontrar pessoalmente, falar pessoalmente é diferente de estar presente com uma mensagem, talvez com um vídeo”.

Hoje (14) dirigentes e membros da companhia aérea ITA Airways, encarregada de transportar o papa em suas viagens apostólicas, encontraram-se com o papa Francisco no Vaticano.

O papa agradeceu por terem “pousado” no Vaticano e disse que, de certa forma, “vocês representam 'as asas do papa', que me permitem voar até os confins da terra levando o Evangelho da esperança e da paz".

Francisco lembrou a primeira vez que um papa viajou de avião: “Foi são Paulo VI, que desejava muito fazer uma viagem à Terra Santa, curta, mas muito intensa”.

“Ele a havia anunciado com entusiasmo e emoção aos Padres Conciliares, ao final da segunda sessão do Concílio Vaticano II”, disse o papa Francisco.

Depois dessa primeira viagem, disse que são Paulo VI fez mais 8, visitando todos os continentes. Ele também citou as 104 viagens de são João Paulo II e as de seu sucessor, Bento XVI.

“E assim também eu continuei a viajar: daqui há duas semanas, se Deus quiser, partirei para a 41ª peregrinação apostólica com destino à Hungria. E depois haverá Marselha, depois a Mongólia… e todas essas coisas que estão na lista de espera", disse ele.

Francisco elogiou o serviço dos pilotos e tripulantes da ITA Airways como algo “muito precioso, que exige competência, cuidado e atenção a muitos detalhes, incluindo a difícil logística”.

“Para mim é importante conhecer pessoas, encontrar as comunidades, os fiéis, os fiéis de outras religiões, as mulheres e homens de boa vontade”, disse ele.

“O papa viaja para confirmar os seus irmãos na fé, para estar perto dos que sofrem, para ajudar os que estão comprometidos com a paz”, continuou.

“Tudo isso é possível também graças a vocês. Obrigado, e enquanto Deus quiser, continuaremos a voar juntos”, concluiu o papa Francisco.

Confira também: