“A amargura é o licor do diabo: o diabo nos cozinha nela, com esse licor”, disse o papa Francisco ao receber hoje (13) em audiência as participantes da 70ª Assembleia Geral da União das Superioras Maiores da Itália (USMI).

A assembleia acontece em Roma hoje (13) e amanhã (14), sobre o tema “No caminho sinodal, mulheres testemunhas do Senhor ressuscitado”.

“Não estou falando de otimismo: otimismo é uma coisa psicológica. Falo de esperança, de abertura ao Espírito, e isso é teológico. Uma vocação religiosa deve seguir este caminho”, disse o papa às 200 representantes da União que reúne 50 mil religiosas na Itália.

“Mas quando você cultiva vinagre em vez de açúcar, algo está errado. A amargura, a acidez do coração, dói muito”, disse o papa. “Por favor, quando vocês virem que na comunidade ou alguma irmã está nessa, ajude-a a sair dessa situação; ajude-a a sair da situação de pessoas melancólicas que sempre pensam: ‘Mas, nos outros tempos era melhor!’”.

Segundo Francisco, “esse é o elixir do diabo, esta amargura, o licor de amargura. Por favor, nada disso, apenas deixar o Espírito nos dar essa doçura que é uma doçura espiritual”.

Francisco brincou com as freiras que estão comemorando o aniversário de sua União: “O número 70 já indica um belo caminho feito em conjunto, por isso devemos agradecer ao Senhor: que vocês, como organização, não se aposentaram!"

O papa disse que as mulheres são as primeiras testemunhas da Ressurreição do Senhor, "as discípulas, que com a sua audácia sempre nos lembram que Jesus Cristo pode também quebrar os esquemas maçantes nos quais tentamos aprisioná-lo e surpreender-nos com a sua constante criatividade divina”.

“Aquelas mulheres corajosas deixaram-se surpreender e impelir pela força e pela luz do Ressuscitado e puseram-se a caminho a procurá-lo”, disse o papa.

Essas mulheres ensinam à Igreja a “coragem de voltar à fonte e recuperar o frescor original do Evangelho, despontam novas estradas, métodos criativos, outras formas de expressão, sinais mais eloquentes, palavras cheias de renovado significado para o mundo atual”, disse o papa.

"É próprio da mulher ser generosa: é assim. Às vezes têm algumas neuróticas, mas isso está um pouco em todo lugar! Porém, mulher significa dar vida, abrir caminhos, convidar os outros, caminhar juntos", acrescentou.

Confira também: