Estima-se que no mundo existam mais de 100 milhões de menores morando nas ruas, cercados de pobreza, violência, discriminação e vícios, segundo a Agência de Notícias Salesianas (ANS).

Para os salesianos é uma situação que se agrava devido ao crescimento descontrolado das cidades, problemas familiares e falta de oportunidades. Por um lado, há crianças que foram abandonadas ou expulsas de casa, outras ficaram órfãs e há aquelas que escaparam dos abusos em casa.

Diante de todo esse panorama, os missionários salesianos, junto com diversos profissionais e especialistas, têm implantado programas sociais que oferecem abrigo, apoio e educação às crianças em situação de rua que precisam.

“O objetivo é ajudar as crianças a viver com segurança, recebendo o apoio emocional de que precisam e a educação que as ajudará a viver de forma independente. Para essas crianças, é uma segunda chance de esperança de uma vida melhor”, diz o padre Timothy Ploch, diretor interino das Missões Salesianas.

Entre as obras emblemáticas a serviço das crianças de rua está a "Cidade Dom Bosco" em Medellín, Colômbia. As crianças recebem alimentos, especialmente aquelas em extrema pobreza, e mais de 83 mil foram resgatadas desde que foi fundado em 1965.

O “Don Bosco Veedu” da Índia inaugurou um novo edifício em Thiruvananthapuram, Kerala. Os menores poderão ter acesso a espaços para formação integral, educação e um teto para dormir no local.

O “D.B. Veedu” também tem uma linha telefônica 24 horas por dia, 7 dias por semana, “para atender às necessidades das crianças de rua em situações de crise”. Isso em colaboração com a polícia, profissionais de saúde, vara da infância e vários órgãos comprometidos com a proteção da criança.

Em Gana há o "Centro Juvenil Santo Domingo Sávio" com uma grande casa de acolhimento que apoia na educação e um lugar para viver confortavelmente. No Sudão do Sul, "Don Bosco Kuajok" desenvolve um programa de tratamento de vícios em crianças de rua até sua reabilitação.

Outros países onde os Salesianos oferecem esta forma de ajuda são Honduras, Peru, Equador, Venezuela, Angola, Uganda, República Democrática do Congo, Serra Leoa, Sudão do Sul e vários outros.

A organização Missões Salesianas diz que é difícil para todos os menores se adaptarem às mudanças e às regras, mas a grande maioria o faz e se adapta ao horário estabelecido. Eles também conseguem superar os traumas do passado, estudar e traçar metas para o futuro.

“Paralelamente, os programas salesianos, junto com as autoridades, tentam encontrar seus familiares para conseguir a reintegração familiar e oferecer-lhes um futuro cheio de esperança e oportunidades”, diz a organização.

Dia Internacional das Crianças de Rua

Segundo a ANS, o Dia Internacional das Crianças de Rua, celebrado ontem (12), foi instituído em 2011 pelo Consórcio para as Crianças de Rua, e conta com o apoio de várias organizações humanitárias que lutam pela proteção das crianças de rua.

“Este dia é um convite para não ignorar todos esses pequenos e garantir que seus direitos não sejam esquecidos. Também oferece uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre os riscos e perigos que enfrentam as crianças obrigadas a viver nas ruas”, dizem os salesianos.

Confira também: