“A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50) é o tema escolhido pelo papa Francisco para o III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado no domingo, 23 de julho.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida divulgou hoje (13) o tema, que se liga ao Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá em Lisboa, Portugal, entre 1 e 6 de agosto.

Segundo a Santa Sé, o tema da JMJ "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lc 1,39) mostra a jovem Maria, que se propôs a visitar sua prima idosa Isabel e proclamar alto, no Magnificat, a força da aliança entre jovens e idosos. A frase “A sua misericórdia se estende de geração em geração” faz parte do Magnificat.

Por ocasião do Dia Mundial dos Avós 2023, o papa vai rezar uma missa na basílica de São Pedro e convidará paróquias, dioceses, associações e comunidades eclesiais de todo o mundo para celebrar o Dia em seu próprio contexto pastoral.

Dia Mundial dos Avós e Idosos

Em 31 de janeiro de 2021, o papa Francisco anunciou a instituição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado em toda a Igreja no quarto domingo de julho, “perto da comemoração de são Joaquim e santa Ana, avós de Jesus.

Na ocasião, o papa disse que o objetivo deste Dia Mundial é promover o encontro entre gerações, de netos com avós e avós com netos, para “guardar as raízes e transmiti-las”.

Confira também: