Os bispos de Portugal vão celebrar uma missa no santuário de Fátima no dia 20 de abril pelas vítimas de abusos na Igreja. A celebração foi agendada após a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) receber o relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica no país, segundo o qual há pelo menos 4.815 vítimas, de 1950 a 2022.

O relatório foi apresentado pela comissão independente em fevereiro. Em março, a comissão entregou à CEP uma lista com o nome de supostos abusadores.

No mês passado, após a reunião do Conselho Permanente, a CEP anunciou que promoveria uma jornada nacional de oração pelas vítimas de “abusos sexuais, de poder e de consciência na Igreja”, em 20 de abril. A missa no santuário de Fátima acontecerá no contexto dessa jornada.

A celebração eucarística será na basílica da Santíssima Trindade, às 11h, dentro da programação da 206ª Assembleia Plenária da CEP, que acontecerá de 17 a 20 de abril, em Fátima.

Também no santuário de Fátima, uma lista de supostos abusadores deverá ser entregue à Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), durante a assembleia geral desta entidade, que acontecerá nos dias 27 e 28 de abril.

Confira também: