Os franciscanos presentes na Terra Santa participaram de uma celebração pascal no lugar onde acreditam que Jesus ressuscitado apareceu aos discípulos de Emaús. Duas outras cidades, no entanto, afirmam ser o lugar da aparição.

O último capítulo do Evangelho de São Lucas (24,13-35) narra que Jesus apareceu a dois dos seus seguidores que iam a caminho de Emaús, um dos quais é chamado de Cléofas.

O Ressuscitado falou com eles como um forasteiro e, ao ouvir que eles estavam tristes com a morte do Messias, explicou-lhes as Escrituras até muito tarde. Os discípulos pediram-lhe então que ficasse com eles na cidade e só o reconheceram quando Cristo partiu o pão. No entanto, o Senhor naquele momento desapareceu.

Segundo a Custódia da Terra Santa, há três locais que dizem ser o local onde ocorreu este evento bíblico.

Os cristãos do século III acreditavam que a aparição ocorreu em Emaús-Nicópolis. Embora o nome coincida, a cidade não fica à mesma distância dada por são Lucas que diz explicitamente que a cidade ficava a 60 estádios, mais ou menos 12 km, de Jerusalém. Emaús-Nicópolis dista 30 km de Jerusalém.

Por volta do século XII, na época das cruzadas, procurou-se um local mais próximo da Cidade Santa. Foi proposta antiga cidade de Kiriat-Yaarim, , conhecida hoje como Abu-Ghosh, onde os cruzados haviam erguido a fortaleza de Fontenoid.

Tradições populares se referem a um terceiro lugar: a cidade de El Qubeibeh, porque fica junto a um caminho que levava a Jerusalém e à distância dita pelo evangelista. Acredita-se que tudo isso influenciou os franciscanos a se instalarem ali no século XIV.

Foi nesse local, os frades da Custódia da Terra Santa se reuniram na basílica da Manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo na segunda-feira (10).

Pela manhã houve uma missa rezada pelo padre Francesco Patton, Custódio da Terra Santa. Em seguida, alguns pães abençoados foram distribuídos aos fiéis, recordando assim o gesto do pão partido que Jesus deu aos discípulos de Emaús.

Confira também: