"A árvore que cai faz mais barulho do que a floresta que cresce". Com esta comparação, o arcebispo de Montevidéu, Uruguai, cardeal Daniel Sturla, referiu-se à “propaganda anti-igreja” que, segundo ele, “está por todos os lados”.

Em sua homilia na missa de Páscoa, celebrada na catedral lotada de fiéis, o cardeal Sturla chamou a ser “testemunhas de Cristo” e a anunciar “que Cristo ressuscitou, Cristo venceu, vale a pena”.

Depois da missa, o arcebispo saudou os fiéis no átrio do templo e falou com a mídia sobre vários temas atuais.

 “Se você pensar em uma pequena área, como Uruguai e Montevidéu, olhando de forma mais universal, todo o bem que a Igreja faz todos os dias em várias obras é muito”, disse. “No entanto, em geral, o que costuma aparecer da Igreja são muitas vezes notícias dolorosas, trágicas ou negativas”.

Ele falou sobre a importância da Páscoa, na qual "Cristo dissipa todas as trevas do coração e do espírito".

Ao referir-se aos problemas do mundo, falou das dolorosas situações pelas quais passam países como a Ucrânia, gravemente afetada há mais de um ano pela invasão russa; e a Nigéria, onde as condições de extrema pobreza são agravadas pela guerra civil, que ceifou milhares de vidas.

Ele também falou da Nicarágua, onde o governo de Daniel Ortega persegue a Igreja Católica, também durante a Semana Santa. Nestes três países, muitos cidadãos são forçados a fugir devido aos perigos que enfrentam.

Confira também: