Na missa da Vigília Pascal no Vaticano, o papa Francisco exortou as pessoas a “afastarem as pedras do pecado e do medo” para experimentarem o poder da ressurreição de Cristo.

 

Hoje (8) em sua homilia de Páscoa, o papa lançou um convite a “redescobrir a graça da ressurreição de Deus dentro de ti!”

 

“Hoje, irmãos e irmãs, o poder da Páscoa os convoca a remover todas as pedras de decepção e desconfiança. O Senhor é especialista em remover as pedras do pecado e do medo... voltem para Ele”, disse o papa na Basílica de São Pedro.

 

“Olhe com confiança para o futuro. Pois Cristo ressuscitou e mudou o rumo da história”, disse.

 

Segundo o missal romano, a Vigília Pascal, que se celebra na noite do Sábado Santo, “é a maior e mais nobre de todas as solenidades”.

 

A liturgia começou na escuridão com a bênção do fogo novo e a preparação do Círio Pascal. A vela simboliza a luz de Cristo, que “brilha nas trevas” que “não as venceram” (João 1:5).

 

O papa Francisco chegou à basílica em uma cadeira de rodas vestido com paramentos brancos e dourados. Ele presidiu a missa de vigília em uma cadeira branca colocada ao lado do altar-mor na presença de 8 mil pessoas.

 

Quarenta cardeais, 25 bispos e cerca de 200 padres percorreram a igreja escura carregando velas acesas para significar a luz de Cristo vindo para dissipar a escuridão.

 

 

 

No início da liturgia, um cantor cantou o Exsultet, a Proclamação Pascal, que narra a história da salvação desde a criação, a provação e queda de Adão, a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito, e culmina em Jesus Cristo, que morreu por nossos pecados e nos conduz à salvação.

Mais em

 

A basílica foi iluminada gradualmente até ficar totalmente iluminada no Gloria, quando os sinos de São Pedro tocaram.

 

Em sua homilia, o papa Francisco pediu às pessoas que se lembrassem do lugar onde conheceram Jesus pessoalmente e interiormente “voltassem àquele primeiro encontro”.

 

“Lembrem-se daquela poderosa experiência do Espírito Santo; aquela grande alegria do perdão experimentada depois daquela única confissão; aquele momento intenso e inesquecível de oração; aquela luz que se acendeu dentro de você e mudou sua vida; aquele encontro, aquela peregrinação”, disse.

 

“Cada um de nós conhece o lugar da sua ressurreição interior, esse começo e fundação, o lugar onde as coisas mudaram. Não podemos deixar isso no passado; o Ressuscitado nos convida a voltar lá para celebrar a Páscoa”.

 

Durante a missa da Vigília Pascal, o papa Francisco batizou oito pessoas dos EUA, da Nigéria, da Albânia, da Itália e da Venezuela.

 

A congregação rezou a Ladainha dos Santos e renovou suas promessas batismais enquanto os candidatos se preparavam para serem recebidos de forma plena na Igreja Católica.

 

O papa Francisco recordou a dor que os discípulos devem ter experimentado quando o túmulo de Jesus foi selado com uma pedra. Ele observou que também no presente existem “tumbas fechadas”, como as “tumbas da decepção, da amargura e da desconfiança, do desânimo de pensar que 'não se pode fazer mais', 'as coisas nunca vão mudar', 'melhor viver para hoje', já que 'não há certeza sobre o amanhã' ”.

 

“Às vezes, podemos simplesmente nos sentir cansados ​​de nossa rotina diária, cansados ​​de correr riscos em um mundo frio e difícil, onde apenas os inteligentes e os fortes parecem progredir”, disse.

 

“Em outras ocasiões, podemos nos sentir impotentes e desanimados diante do poder do mal, dos conflitos que dilaceram os relacionamentos, das atitudes de cálculo e indiferença que parecem reinar na sociedade, do câncer da corrupção - do qual há muito - da disseminação da injustiça, os ventos gelados da guerra”.

 

Nestes momentos de desânimo, a ressurreição de Cristo “nos motiva a seguir em frente”, disse o papa, “e a deixar para trás nosso sentimento de derrota, a retirar a pedra dos túmulos em que muitas vezes aprisionamos nossa esperança”.

 

“Queridos irmãos e irmãs, sigamos Jesus até a Galileia, encontremo-lo e adoremos lá, onde Ele espera por cada um de nós. Revivamos a beleza daquele momento em que percebemos que ele estava vivo e o fizemos o Senhor de nossas vidas … Ressuscitemos para uma nova vida!”, disse o papa.

 
Confira também: