O papa Francisco celebrou a Paixão do Senhor hoje (7), Sexta-feira Santa, na basílica de São Pedro, no Vaticano.

A celebração começou às 17h (hora de Roma), na presença de 4 mil pessoas, entre fiéis, cardeais, bispos e padres.

O papa celebrou a liturgia da Paixão do Senhor. Como todos os anos, a homilia foi feita pelo pregador da Casa Pontifícia, cardeal Raniero Cantalamessa.

Francisco chegou de cadeira de rodas à basílica, que estava sem ornamentos e com pouca iluminação, respeitando a sobriedade da cerimônia em que não se celebra a Eucaristia.

O papa Francisco apareceu com os habituais paramentos vermelhos da Sexta-Feira Santa, em memória do sangue de Cristo derramado na cruz.

O evangelho de são João que narra a Paixão de Cristo foi salmodiado em latim e de forma solene por três diáconos e o coro da basílica.

No momento em que narra a morte do Senhor, tudo ficou em completo silêncio e os presentes na basílica de São Pedro se colocaram de joelhos.

Também foi lida a oração universal dos fiéis em que se reza nesta Sexta-feira Santa pela Igreja, pelo papa, pelos bispos, sacerdotes, catecúmenos, pela unidade dos cristãos, pelos judeus, pelos que não creem em Deus e pelos governantes .

No final da celebração, o papa Francisco e os cardeais veneraram a Cruz de Cristo.

Em sua homilia, o cardeal Cantalamessa afirmou que "fomos nós - vocês e eu - que matamos Jesus de Nazaré".

O cardeal Cantalamessa também destacou que a ressurreição de Jesus “nos assegura que este caminho não conduz à derrota, mas, graças ao nosso arrependimento, conduz àquela 'apoteose da vida', em vão buscada em outros lugares”.

Confira também: