A revista La Civiltà Cattolica começa a ser publicada hoje (6) em português no Brasil, por ocasião dos 173 anos de seu lançamento. A revista escrita e editada por jesuítas, tem servido no pontificado de Francisco como porta-voz extra-oficial do papa.

 

 

La Civiltà Cattolica já é publicada em oito idiomas: italiano, inglês, espanhol, francês, chinês, coreano, japonês e russo. A edição em português será bimestral.

 

Com 260 milhões de falantes, o português, idioma oficial em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, é a quinta língua mais falada no mundo, atrás apenas do inglês, do mandarim, do hindi e do espanhol.

 

Segundo o diretor da revista, o padre jesuíta Antonio Spadaro, o Brasil representa, ao lado de outros países que falam português, um público importante para a revista. Spadaro destaca em seu editorial que, ao publicar a edição em português, “renovamos um pensamento que os nossos predecessores formularam nestes termos: ‘Entre o escritor e o leitor há uma comunicação de pensamentos e de afetos que possui muito de amizade, frequentemente chegando a ser quase uma intimidade secreta: especialmente quando a lealdade, por um lado, e a confiança, por outro, vêm para reforçá-la”.

 

Spadaro em seus livros e artigos para a Civiltá é quase um intérprete oficial do papa. Em suas viagens apostólicas, Francisco se reúne a portas fechadas com os jesuítas locais. O que foi conversado nessas ocasiões é publicado em um artigo de Spadaro na Civiltá Cattolica.

Confira também: