O bispo emérito de Caxias do Sul (RS), dom Nei Paulo Moretto, morreu na manhã de hoje (6), Quinta-feira Santa, aos 86 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Unimed, na cidade gaúcha. A causa da morte não foi divulgada.

O velório de dom Moretto começará hoje às 12h30, na catedral diocesana de Santa Teresa D’Ávila, em Caxias do Sul. Às 16h será celebrada a missa de exéquias. Em seguida, o corpo do bispo será sepultado na catedral.

“Recordando o lema episcopal de dom Paulo: ‘Tudo é graça’, a Igreja Diocesana de Caxias do Sul eleva um hino de Ação de Graças ao Deus Altíssimo pela vida e missão do seu bispo wmérito, filho desta Igreja Particular, que ao longo de 61 anos de vida sacerdotal e 50 anos de episcopado, dos quais 35 anos como cispo na Diocese de Caxias, consagrou sua vida a serviço do Evangelho, como sacerdote, professor, formador do clero diocesano e do clero do Rio Grande do Sul e Pastor do Povo de Deus nas Dioceses de Cruz Alta e Caxias do Sul”, diz nota da diocese de Caxias do Sul.

“Em preces, suplicamos ao Bom Pastor que acolha em seu Reino este nosso venerável Bispo, que apascentou a Igreja de Deus com amor e fidelidade, para que possa receber, das mãos do Eterno Sacerdote, a imarcescível coroa da glória”, acrescentou.

Dom Nei Paulo Moretto nasceu em 25 de maio de 1936, em Caxias do Sul. Estudou no seminário Nossa Senhora Aparecida, na mesma cidade, de 1947 a 1953. Formou-se em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália. Foi ordenado sacerdote em 2 de julho de 1961.

Foi coadjutor na paróquia de São Francisco de Paula, em 1962, assistente no seminário diocesano de Caxias do Sul, em 1963, e depois reitor, em 1964 e 1965. Também foi professor de Filosofia e Teologia no seminário maior de Viamão (RS), de 1966 a 1972, assistente dos seminaristas maiores de Caxias do Sul e de Frederico Westphalen, em 1967 e 1968, vice-reitor, em 1969, e reitor de 1970 a 1972.

Em 16 de novembro de 1972, foi nomeado primeiro bispo de Cruz Alta (RS), tendo recebido a ordenação episcopal em 28 de janeiro de 1973.

Em 21 de janeiro de 1976, foi transferido como bispo coadjutor de Caxias do Sul, cargo que ocupou por sete anos. Em 26 de maio de 1983, durante a romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira da diocese de Caxias do Sul, sucedeu a dom Benedito Zorzi como o 3º bispo diocesano. Esteve à frente da diocese gaúcha até 6 de julho de 2011, quando o papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia por limite de idade.

Dom Moretto também foi vice-presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, presidente do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por duas gestões, e vice-presidente por uma gestão. Introduziu a causa de beatificação do padre João Schiavo, beatificado em 2017. Foi o primeiro presidente da Pastoral dos Nômades do Brasil, organismo vinculado à CNBB.

Confira também: