A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, em parceria com a Fundação Santander Portugal, vai oferecer 200 bolsas para apoiar voluntários que queiram participar na preparação da JMJ. Os candidatos devem ter 18 anos ou mais e passarão por uma seleção. As candidaturas estarão abertas até 30 de abril, na plataforma do Santander. Das 200 bolsas, 180 serão destinadas a cidadãos portugueses e 20 para estrangeiros. A seleção será feita pela Fundação JMJ Lisboa 2023. A Jornada Mundial da Juventude acontecerá em Lisboa, Portugal, de 1º a 6 de agosto.

As bolsas oferecidas serão de 750 euros (cerca de R$ 4.140,00), para ajudar os voluntários a pagar despesas de transporte, alimentação e outras. O voluntário deverá atuar na organização da JMJ entre 15 de maio e 14 de agosto.

Os candidatos devem ter bons conhecimentos de uma das cinco línguas oficiais da JMJ Lisboa 2023: português, inglês, espanhol, francês e italiano. Poderão escolher entre as seguintes áreas de atuação: acolhimento e voluntariado, no apoio ao peregrino e gestão de locais; comunicação, no design, na relação com a imprensa ou na criação de conteúdos; finanças, na reconciliação bancária; logística, na gestão de espaços, montagem e manutenção de estruturas; e pastoral, na direção artística e no Festival da Juventude.

Estas bolsas “vão ajudar os voluntários a viver uma experiência única, certamente inesquecível, conhecendo por dentro a organização de um dos maiores eventos mundiais e entrando em contato com pessoas dos mais diferentes países e das mais diversas culturas”, disse a presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa.

Confira também: