A Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) propôs que as dioceses do país incluam na oração universal da Celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-Feira Santa, uma oração especial “pelas pessoas vítimas de abusos de poder, de consciência e sexual”.

Em fevereiro deste ano, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal publicou um relatório que falou em um “numero mínimo” de 4815 vítimas. A comissão estudou casos entre 1950 e 2022, recebeu 564 testemunhos, dos quais 512 foram validados. 

Em março, a comissão entregou à CEP uma lista com cerca de cem nomes de supostos abusadores. No final de abril, uma lista de suspeitos também deverá ser entregue aos responsáveis pelos institutos religiosos, durante a Assembleia Geral da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).

A oração proposta pela CEP diz: “Oremos por todas as pessoas vítimas de abusos; para que Deus nosso Senhor conceda a cura das suas feridas, coragem aos que as acompanham, conforto às famílias e torne cada vez mais a Igreja um ambiente seguro”.

Após o silêncio, o sacerdote deverá dizer: “Deus eterno e onipotente, fonte da paz e de toda a luz, ouvi benignamente a aflição dos vossos filhos e filhas que sofrem todo o tipo de violência; aliviai a sua dor, dai coragem a quem está a seu lado, e fazei com que todos sintam o vosso abraço de compaixão, ternura e misericórdia, no tempo de purificação e reparação. Por Cristo nosso Senhor”.

Na Sexta-feira Santa a Igreja não celebra missa, e sim a Celebração da Paixão do Senhor, quando acontece a adoração da cruz. Na Liturgia da Palavra, há a oração universal, na qual se reza por dez intenções pela Igreja e pelo mundo.

Segundo o Missal Romano, “em caso de grave necessidade pública, pode o Ordinário do lugar autorizar ou até decretar que se junte uma intenção especial”.

Em 2020, por causa da pandemia de covid-19, a então Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos propôs às dioceses do mundo todo que acrescentassem à oração universal da Sexta-feira Santa uma intenção “por aqueles que sofrem no tempo da pandemia”.

Confira também: