Durante a tradicional Audiência Geral das quartas-feiras o Papa Bento XVI meditou sobre o Salmo 143 e em sua catequese recordou que o Filho de Deus está conosco, e que para o cristão tem o rosto amoroso de Jesus Cristo.

De modo particular convidou os fiéis de língua espanhola a viver com alegria e fidelidade os compromissos batismais. O Santo Padre afirmou aos milhares de fiéis reunidos na Sala Paulo VI que "justamente como se trata de um Salmo de época sucessiva, é fácil pensar que o rei que é exaltado não tem as características do soberano davídico, mas sim representa a figura luminosa e gloriosa do Messias, cuja vitória não é mais um evento bélico- político, mas uma intervenção de libertação contra o mal".

O Santo Padre fez notar a presença da imagem marcial de Deus que prepara seu fiel para a luta de modo que saiba assim enfrentar as hostilidades do ambiente, as potências obscuras do mundo".

Deste modo disse que "o orante, apesar de sua dignidade de rei, sente-se fraco e frágil diante do Senhor, como uma sombra que passa, pelo qual faz uma verdadeira profissão de humildade".

Chegado a este ponto o Papa se perguntou: "por que Deus se preocupa e interessa por uma criatura tão pobre e caduca?" E afirmou que "a esta interrogação responde a grandiosa irrupção divina, a teofania acompanhada pelo passo de elementos cósmicos e de eventos históricos, orientados a celebrar a trascendência do Rei supremo do ser, do universo e da história".

Para o final de sua catequese Bento XVI citou Orígenes, quem "responde a esta pergunta da seguinte maneira: Senhor, ‘não poderás salvar esta miséria que é o homem, se tu mesmo não a tomas sobre ti… Desceste, abaixaste os céus e estendeste tua mão do alto, e te dignaste assumir a carne do homem, e muitos creram em ti".

"Desta maneira –continuou o Papa– o salmo, que começa reconhecendo nossa fragilidade, chega a um final surpreendente: junto a nós está o Emanuel, que para o cristão tem o rosto amoroso de Jesus Cristo, Deus feito homem". Em seguida leu o resumo da catequese em diversos idiomas e se dirigiu aos diversos grupos presentes na audiência. De modo particular convidou os fiéis de língua espanhola a "viver sua vida cristã com alegria e fidelidade a seus compromissos batismais".

Finalmente o Santo Padre entoou o Pater Noster e deu sua Bênção Apostólica.