É possível lucrar indulgência plenária na Quinta-feira Santa cantando, ou simplesmente recitando, o hino de adoração eucarística Tantum Ergo. No Brasil, é comum cantar em português com o título de Tão Sublime Sacramento.

A Igreja Católica, pelos méritos de Cristo na Cruz e pela intercessão da Virgem Maria e dos santos, concede a indulgência plenária como graça que afasta a pena temporal do purgatório devido ao pecado.

Catecismo da Igreja Católica diz que a indulgência "é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos".

As indulgências, que podem ser parciais ou plenárias, podem ser lucradas para si mesmos ou pela alma de um defunto. Não se pode lucrar por outra pessoa viva.

Na Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina, Paulo VI disse que "se os fiéis transferem as indulgências a favor dos defuntos, exercem então de maneira excelente a caridade e, elevando seu pensamento para as realidades celestes, tratam as coisas terrestres do modo mais correto".

Um documento da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB) diz que, embora com o batismo e a confissão "a culpa seja removida e com ela a pena eterna devida ao pecado, ou seja, a condenação, perda eterna da presença de Deus; permanecem as consequências dos pecados que devem ser suportados por quem os cometeu, tradicionalmente chamado de pena temporal pelo pecado".

A USCCB diz: “Todo ato pecaminoso cria desordem na alma da pessoa humana; distorce nossos desejos e afetos, deixando-nos com 'um apego nocivo às criaturas, que deve ser purificado aqui na terra, ou após a morte no estado chamado Purgatório'".

Por isso, "aqueles que receberam o perdão de seus pecados ainda precisam passar por um processo difícil e doloroso (a pena temporal pelo pecado) para serem purificados das consequências de seus pecados e restaurar relacionamentos rompidos".

Porém, através de uma indulgência plenária podemos evitar este processo de purificação. Como diz a USCCB, "pela graça de Deus, a participação em uma oração ou ação que tenha uma indulgência associada produz a restauração e reparação necessárias sem o sofrimento que normalmente a acompanharia".

Na Quinta-Feira Santa é possível receber este dom especial que resulta na purificação da alma cantando o Tantum Ergo, que é como são conhecidas as duas últimas estrofes do Pange lingua, hino latino escrito por são Tomás de Aquino.

É uma expressão de adoração a Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento; por isso costuma ser cantado antes da benção que o padre faz com o ostensório.

Na Quinta-feira Santa, após a Missa da Ceia do Senhor, os fiéis são convidados a participar da adoração ao Santíssimo Sacramento durante toda a noite. Isso representa os discípulos que foram convidados a passar a noite acordados com o Senhor durante sua agonia antes da traição de Judas. Cantar o Tantum Ergo neste momento é como se lucra a indulgência plenária.

Como sempre acontece com as indulgências plenárias, devem ser cumpridas as condições para receber a graça, que são: confissão sacramental, recepção da Sagrada Comunhão, oração nas intenções do papa e desapego total de todo pecado.

As três primeiras condições (confissão, comunhão e orações pelas intenções do papa) podem ser cumpridas alguns dias antes ou depois de fazer as obras para lucrar a indulgência, neste caso cantando o Tantum Ergo durante a adoração; mas é conveniente que a Comunhão e a oração ocorram no mesmo dia em que é feita a obra.

Esta é a letra do Tantum Ergo:

Tantum ergo Sacramentum,
Veneremur cernui:
Et antiquum documentum
Novo cedat ritui;
Præstet fides supplementum
Sensuum defectui.
Genitori Genitoque,
Laus et iubilatio;
Salus, honor, virtus quoque,
Sit et benedictio;
Procedenti ab utroque
Compar sit laudatio.
Amen.

E em português:

Tão sublime sacramento
Adoremos neste altar
Pois o Antigo Testamento
Deu ao Novo seu lugar
Venha a fé, por suplemento
Os sentidos completar
Ao eterno Pai cantemos
E a Jesus, o Salvador
Ao Espírito exaltemos
Na Trindade eterno amor
Ao Deus uno e trino demos
A alegria do louvor
Amém.