A Secretaria Geral do Sínodo da Sinodalidade informou que a etapa continental do processo sinodal foi concluída na sexta-feira (31). As sete conclusões regionais servirão de base para a preparação do documento de trabalho do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em outubro no Vaticano.

Esta segunda etapa aconteceu nos meses de fevereiro e março, após uma primeira etapa de consultas em nível diocesano e nacional, e contou com a participação de bispos, padres, religiosos e leigos.

No caso da América Latina, o Celam fez quatro assembleias regionais cujas conclusões estão disponíveis em seu site.

Em seu comunicado, a Secretaria Geral do Sínodo disse que durante a etapa continental os comitês organizadores locais contaram com a presença de ao menos um representante da Santa Sé, "como testemunho da proximidade e do desejo da Santa Sé de ouvir as igrejas particulares”.

O comunicado diz que a conclusão de cada debate continental "está incluída no Documento Final que cada Assembleia preparou como contribuição aos trabalhos da primeira sessão da assembleia de outubro do Sínodo dos Bispos", que acontecerá 4 a 29 de outubro de 2023 na Santa Sé.

“Estes sete documentos continentais constituirão a base do Instrumentum laboris, o documento de trabalho para a primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Cabe agora à Comissão Preparatória, criada pela Secretaria Geral do Sínodo, (para mais detalhes) organizar o grupo de trabalho chamado a prepará-lo”, disse.

A Secretaria Geral do Sínodo agradeceu aos participantes desta segunda etapa e disse que “a conclusão da consulta não significa o fim do processo sinodal do povo, muito menos a interrupção do diálogo entre a Igreja Universal e a Igreja Particular. "

“Significa, antes, deixar às comunidades locais o desafio de colocar em prática essas 'reformas sinodais' no cotidiano de sua ação eclesial e com a certeza de que muito do que foi discutido e identificado até agora no local não requer o discernimento da Igreja universal nem a intervenção do magistério de Pedro”, disse.

Os documentos finais de cada assembleia continental poderão ser consultados AQUI.

Confira também: