O papa Francisco nomeou a irmã Helen Alford presidente da Pontifícia Academia de Ciências Sociais, informou a sala de imprensa da Santa Sé no sábado (1º).

A freira, que exerce o cargo de reitora da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino (Angelicum), em Roma, Itália, sucede o economista Stefano Zamagni, que ocupa o cargo desde março de 2019.

Segundo o Vatican News, a irmã Alford é membro das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena em Newcastle, Reino Unido. Ela se formou em Engenharia de Gestão pela Universidade de Cambridge, onde também obteve um doutorado.

Grande parte de sua carreira acadêmica ocorreu na Universidade Santo Tomás de Aquino como professora titular da Faculdade de Ciências Sociais e vice-reitora da mesma universidade.

A irmã Alford é especialista em Ética nos Negócios e ministrou cursos de ética econômica e história do pensamento social cristão em várias universidades. Ela também faz parte dos conselhos científicos de várias revistas científicas.

Desde 2020 é membro ordinário da Pontifícia Academia de Ciências Sociais e consultora do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz.

Confira também: