Em preparação para a Semana Santa, a arquidiocese de Natal realiza hoje (31), a partir das 16h30, a procissão do Encontro, que retrata a quarta estação da Via Sacra: Jesus, carregando a cruz no caminho para o Calvário, encontra com sua mãe, a Virgem das Dores.

Essa procissão acontece aproximadamente há 200 anos na arquidiocese de Natal, sempre na última sexta-feira da quaresma, antes do domingo de Ramos.

Antes da procissão, os fiéis participam da celebração de duas missas às 16h30. Uma na igreja Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta (RN), que será celebrada pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha. E a outra, na igreja Bom Jesus das Dores, em Ribeira (RN), celebrada pelo vigário geral da arquidiocese, padre Paulo Henrique da Silva.

Depois das missas inicia-se a Procissão do Encontro, onde os fiéis que participaram na igreja Bom Jesus das Dores, em Ribeira saem em procissão, levando a imagem do Bom Jesus dos Passos. E os que participaram na igreja Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta saem em procissão com a imagem de Nossa Senhora da Soledade.

O Encontro de Jesus e Nossa Senhora, ápice da procissão, ocorrerá na catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Tirol (RN).

Em vídeo, o arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha convida os fiéis a participarem “deste momento”. Para ele, essa experiência “nos prepara de modo mais imediato para a vivência dos mistérios da Semana Santa: a Paixão, a Morte e a Ressurreição do Senhor”. E lembrou que após “essa bonita e significativa procissão do encontro”, no domingo, 2 de abril, inicia-se a “Semana Santa com o Domingo de Ramos”.

 

 

Confira também: