“O papa Francisco passou a tarde no Gemelli dedicando-se ao repouso, à oração e a algumas incumbências de trabalho”, disse hoje (30) à tarde o diretor da sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Bruni também divulgou as informações da equipe médica que cuida do papa.

“No âmbito dos exames clínicos programados para o Santo Padre foi encontrada uma bronquite de base infecciosa que demandou a administração de uma terapia antibiótica”.

Os antibióticos por via endovenosa “produziram os resultados esperados com uma clara melhora do estado de saúde”.

Segundo os médicos, “com base no decurso previsível, o Santo Padre poderia ter alta nos próximos dias”.

 

Francisco, de 86 anos, que passou a maior parte de seus dez anos como papa com uma saúde relativamente boa, lidou com várias situações médicas dolorosas nos últimos anos.

 

Dezembro de 2020

 

Uma dor ciática  nos últimos dias de 2020 impediu o papa Francisco de celebrar as liturgias no Vaticano na véspera e no dia de Ano Novo.

 

Francisco sofre de ciática há vários anos; ele falou sobre isso durante uma coletiva de imprensa a bordo de um voo de volta de uma viagem ao Brasil em julho de 2013.

 

“A ciática dói muito, dói muito! Não desejo isso para ninguém”, disse ele sobre a condição, que começa na parte inferior das costas e pode causar dor na parte de trás da coxa e da perna até o pé.

 

Janeiro de 2021

 

O papa Francisco também foi forçado a cancelar mais três aparições públicas no final de janeiro devido a dores no nervo ciático.

 

Julho de 2021

 

Um problema no cólon levou o papa ao hospital em 4 de julho de 2021.

 

Segundo a Santa Sé, Francisco foi submetido a uma cirurgia para aliviar a estenose do cólon causada por diverticulite. A cirurgia de três horas incluiu uma hemicolectomia esquerda, a remoção de um lado do cólon.

 

Durante sua estada de 11 dias no Hospital Gemelli, em Roma, o papa fez “progresso clínico normal” em sua recuperação, disse a Santa Sé.

 

Janeiro de 2022

 

Em reuniões em janeiro, o papa Francisco informou que estava tendo problemas no joelho.

 

"Desculpe-me se fico sentado, mas estou com dor na perna hoje... Dói, dói se estou de pé", disse o papa a jornalistas do Christian Media Center, com sede em Jerusalém, em 17 de janeiro.

 

Ele disse em uma audiência geral na semana seguinte que não poderia cumprimentar os peregrinos como de costume por causa de um problema temporário com um ligamento do joelho direito inflamado.

Fevereiro de 2022

No final de fevereiro, o papa Francisco cancelou dois eventos públicos devido a dores no joelho e ordens médicas de repouso.

 

No mês seguinte, recebeu ajuda para subir e descer escadas, mas continuou a andar e ficar em pé sem ajuda.

Abril de 2022

Durante uma viagem a Malta no primeiro fim de semana de abril, o papa Francisco usou um elevador para desembarcar do avião papal. Um elevador especial também foi instalado na Basílica de São Paulo em Rabat, para que Francisco pudesse visitar e rezar na gruta da cripta sem subir as escadas.


No voo de volta em 3 de abril, ele disse aos jornalistas que “minha saúde está um pouco instável, tenho esse problema no joelho que traz problemas para andar”.


Na cerimônia da Sexta-feira Santa no Vaticano, o papa não se prostrou diante do altar.


Ele também não presidiu a missa da Vigília Pascal em 16 de abril nem participou da procissão do círio pascal, mas sentou-se na frente da congregação em uma cadeira branca.


Em 22 e 26 de abril, a agenda de Francisco foi liberada para exames médicos e descanso para o joelho, informou a Santa Sé. No dia seguinte, o papa disse aos peregrinos em sua audiência geral que seu joelho o impedia de ficar em pé por muito tempo.


O papa também passou a permanecer sentado no papamóvel enquanto cumprimentava os peregrinos na Praça de São Pedro.


Em 30 de abril, ele disse que seu médico havia ordenado que ele não andasse .

 
Maio de 2022
 

O papa disse no início de maio que passaria por um procedimento médico no joelho, “uma intervenção com infiltrações”, com o que ele pode ter se referido a uma injeção terapêutica, às vezes usada para aliviar dores no joelho causadas por rompimentos de ligamentos.

Dois dias depois, ele usou uma cadeira de rodas em público pela primeira vez desde sua cirurgia de cólon em julho de 2021. Ao longo de maio, ele continuou a usar a cadeira de rodas e evitou ficar em pé e andar.

Francisco também estava passando por mais de duas horas de reabilitação para o joelho todos os dias, de acordo com um arcebispo argentino próximo ao papa.

O tratamento “está dando resultado”, escreveu  Víctor Manuel Fernández, arcebispo de La Plata, no Twitter em 14 de maio, após uma reunião privada com Francisco.

 

Fora o joelho, “ele está melhor do que nunca”, acrescentou Fernández.

 

Anteriormente, o ministro do turismo do Líbano havia dito que uma visita papal ao país em junho estava sendo adiada devido à saúde do papa.

O papa ficou de pé por períodos mais longos ao celebrar uma missa em 15 de maio na Praça de São Pedro. Depois, um seminarista do México capturou um momento de descontração entre os peregrinos e o papa ao cumprimentá-los do papamóvel.

Alguém agradeceu ao papa por estar presente na missa, apesar da dor no joelho, ao que Francisco respondeu: “Sabe o que preciso para o meu joelho? Um pouco de tequila".

Junho de 2022
 
No início de junho, a Santa Sé adiou a visita planejada do papa Francisco à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul por motivos de saúde. A viagem estava prevista para 2 a 7 de julho, mas foi adiada “a pedido de seus médicos e para não comprometer os resultados da terapia que está fazendo no joelho”, segundo a Santa Sé.

Menos de uma semana depois, a Santa Sé anunciou que o papa Francisco não iria presidir a missa de Corpus Christi de 16 de junho por causa de seus problemas no joelho e “as necessidades litúrgicas específicas da celebração”.


O papa Francisco comentou sobre sua saúde e falou sobre os efeitos da velhice em termos gerais durante sua audiência geral de 15 de junho.


“Quando você envelhece, não tem mais controle sobre seu corpo. É preciso aprender a escolher o que fazer e o que não fazer”, disse o papa. “O vigor do corpo falha e nos abandona, embora nosso coração não pare de desejar. Deve-se então aprender a purificar o desejo: ter paciência, escolher o que pedir ao corpo e à vida. Quando envelhecemos, não podemos fazer as mesmas coisas que fazíamos quando éramos jovens: o corpo tem outro ritmo, e devemos ouvi-lo e aceitar seus limites. Todos nós os temos. Eu também tenho que usar uma bengala agora.


Perto do fim do mês, em 28 de junho, o papa Francisco andou com uma bengala para encontrar os bispos do Brasil e disse a eles: “Já consigo caminhar há três dias”.

Agosto de 2022

Em 4 de agosto, a Santa Sé anunciou que Massimiliano Strappetti, um enfermeiro do Vaticano, havia sido nomeado “assistente pessoal de saúde” do papa Francisco.

Novembro de 2022

 


José María Villalón, médico-chefe do time de futebol Atlético de Madrid, foi contratado para ajudar o papa Francisco com seus problemas no joelho. Ele disse que o papa é “um paciente muito bom e muito teimoso no sentido de que há procedimentos cirúrgicos que ele não quer” e que “temos que oferecer a ele tratamentos mais conservadores para que ele concorde com eles”.

 
Janeiro de 2023
 
Em uma entrevista publicada pela Associated Press em 25 de janeiro, o Papa Francisco anunciou que sua diverticulite havia retornado. Ele enfatizou que está com “boa saúde” e que está “normal” para a idade.
 
Fevereiro de 2023
 

Em 23 de fevereiro, a Santa Sé anunciou que o papa Francisco estava com um “forte resfriado”. O papa distribuiu cópias de seus discursos em dois encontros matinais em vez de lê-los em voz alta, como de costume.

 
Março de 2023
 
 

Em 29 de março, a Santa Sé anunciou que o Papa Francisco deveria permanecer em um hospital em Roma por “alguns dias” devido a uma infecção respiratória. Foi anunciado no início do dia que ele estava no hospital para exames médicos previamente agendados.

 
Confira também: