A Rede Mundial de Oração do papa divulgou a intenção de oração de Francisco para abril de 2023 sobre o tema: “Por uma cultura da não violência”.

No vídeo divulgado hoje (30), o papa recorda que “viver, falar e agir sem violência não é render-se, não é perder nem renunciar a nada é aspirar a tudo”.

“Como afirmou são João XXIII há 60 anos, na Encíclica Pacem in Terris, a guerra é uma loucura, está para além da razão”, disse.

Para o papa Francisco, toda guerra e confronto armado “acaba sempre numa derrota para todos”.

Ele pediu para desenvolver “uma cultura da paz” e lembrou que “mesmo nos casos de legítima defesa, a paz é o objetivo”. "Uma paz duradoura só pode ser uma paz sem armas".

Ao concluir sua mensagem, Francisco convidou a que a não violência seja “um guia para nossa ação tanto na vida cotidiana como nas relações internacionais”.

“E rezemos por uma maior difusão da cultura da não violência, que implica a diminuição do uso de armas, tanto por parte dos Estados como dos cidadãos”, acrescentou.

Em fevereiro deste ano, o papa Francisco disse que a invasão russa da Ucrânia “é absurda” e que a “paz construída sobre escombros nunca será uma verdadeira vitória”.

Sobre a Rede Mundial de Oração do papa

O papa Francisco confia todos os meses à sua Rede Mundial de Oração as intenções de oração que manifestam as suas grandes preocupações pela humanidade e pela missão da Igreja.

As intenções de oração mensais, diz o site oficial, são “um chamado global para transformar nossa oração em gestos concretos” e ser “uma bússola para uma missão de compaixão pelo mundo”.

Confira também: