A Lumine, plataforma católica de streaming, lançará na quarta-feira da Semana Santa (5) o documentário “A Via Sacra”, gravado na Terra Santa. No filme, o reitor da basílica menor de Nossa Senhora das Dores, de Porto Alegre (RS), padre Lucas Mendes, percorre as 14 estações da Via Crucis pelas ruas de Jerusalém, propondo meditações. A produção será exibida gratuitamente ao público, às 20h, no Youtube, além de estar disponível na plataforma.

Esta é a primeira produção internacional da Lumine, que é um streaming brasileiro. Em Jerusalém, a equipe teve acesso a locais restritos e raros de serem registrados. Entre eles, está a capela da terceira e da quarta estações, que os peregrinos e o próprio guia que acompanhou os profissionais não costumam ter autorização para visitar.

Segundo o fundador da Lumine, Matheus Bazzo, o filme pode ajudar as pessoas a rezarem e a viverem bem a Semana Santa de “três maneiras”. “A primeira é que já existe o costume de se rezar a via-sacra nas igrejas, fazendo as estações dentro da igreja. Nosso filme vai ajudar as pessoas a conseguir imaginar melhor o que aconteceu em cada uma das estações e aprofundar melhor o acontecimento de cada uma delas”, disse à ACI Digital.

Além disso, “o próprio filme já se propõe como uma meditação. Em cada uma das estações é apresentada uma medicação de são Josemaria Escrivá”, disse. Por último, “mostramos como a via-sacra é hoje, como ela não é tão diferente da época de Jesus e como você não precisa necessariamente ir até lá para poder viver espiritualmente as realidades daquele lugar”.

Para o diretor Gustavo Leite, “essa produção original nos faz refletir sobre como esse lugar, durante todos esses séculos, possui o mesmo clima da época de Jesus. Imaginamos as pessoas nas ruas, com seus comércios, e o próprio Cristo caminhando por ali e carregando sua cruz no meio deles. É um olhar para a realidade, tanto física como espiritual”.

Matheus Bazzo disse ainda à ACI Digital que o fato de terem escolhido um padre para conduzir o filme tem um significado forte. “Nós decidimos escolher um padre porque é preciso resgatar o sentido de que o padre é um outro Cristo”, disse. “Então, fica um símbolo muito forte, é a repetição dos passos de Cristo através do sacerdote que tem essa incumbência, esse sentido sobrenatural na sua vocação”, disse.

A ideia de fazer um especial de Páscoa sobre a via-sacra partiu do público da Lumine. Foi feita uma pesquisa e o resultado mostrou uma carência de conteúdos relacionados ao tema que tivessem profundidade e qualidade audiovisual.

Para Bazzo, “A Via Sacra” traduz a essência da Lumine. “Nossa missão é trazer a beleza, os valores católicos e os dramas humanos através do cinema. E isso tudo poderá ser visto em profundidade nesse filme”, disse.

Além de “A Via Sacra”, há outra produção de Lumine disponível no Youtube para todo o público, inclusive não-assinantes, com objetivo de contribuir para bem viver a Quaresma. Trata-se de “Quaresma: onde a graça toca o tempo”, uma meditação conduzida por padre Felipe Konzen, da diocese de Novo Homburgo (RS). O sacerdote fala de forma catequética e poética sobre o que representa essa tradição para os cristãos, abordando também sua simbologia e história.

Na plataforma, há ainda uma lista com vários filmes relacionados a este tempo litúrgico e a estreia do filme polonês “Purgatório”, dirigido por Michał Kondrat. O longa trata sobre o purgatório a partir de relatos de santos como são Pio de Pietrelcina e santa Faustina Kowalska. Esteve em poucos dias de exibição nos cinemas do Brasil, alcançando o quarto lugar em bilheteria.

“Os bons filmes são capazes de despertar sentimentos de contrição, empatia, tristeza e alegria. E, em uma camada mais profunda, ativar propósitos de mudança de vida, proporcionar uma nova forma de ver o mundo e até mesmo transformar nossa postura diante das dificuldades”, disse Bazzo.

Confira também: