“Rezemos pelos migrantes que morreram ontem num trágico incêndio em Ciudad Juárez, no México, para que o Senhor os receba em seu Reino e dê consolo às famílias”, disse o papa Francisco durante a saudação aos peregrinos de língua espanhola na Audiência Geral de hoje (29).

Na segunda-feira (27), por volta das 22h (horário local), ocorreu um incêndio na área de alojamento da Estadia Provisória do Instituto Nacional de Migração, no estado de Chihuahua. Até agora, foram confirmadas 39 mortes e 29 feridos.

O fato foi denunciado pela Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), que em comunicado expressou sua dor e disse que "não são casos isolados", mas "estão intimamente relacionados ao que aconteceu em 2020, um cidadão da Guatemala morreu na Estação Migratória de Tenosique, Tabasco, assim como os eventos ocorridos na Estação Piedras Negras, Coahuila em 2022”.

Segundo a BBC, a Estadia Provisória de Ciudad Juárez é um "centro usado pelas autoridades mexicanas para abrigar migrantes que tentam atravessar ilegalmente e são candidatos à deportação".

No seu comunicado, a CEM esclareceu que “não são 'abrigos', mas estações migratórias que funcionam na verdade como prisões e como castigo para a migração irregular”.

Confira também: