A visita do Papa a Valência no próximo mês de julho com motivo do V Encontro Mundial das Famílias (EMF), "fará muitíssimo bem à Igreja na Espanha e, certamente, às próprias famílias", assegurou o Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom. Ricardo Blázquez.

Dom Blázquez, acompanhado pelo Vice-presidente da CEE, Dom. Antonio Cañizares, e o Secretário Geral, Pe. Juan Antonio Martínez Camino, visitou nesta terça-feira Valência, convidado por seu Arcebispo, Dom. Agustín García-Gasco, para conhecer o desenvolvimento dos preparativos do EMF, convocado pelo Papa para os dias 1 a 9 de julho próximos, ao que se prevê a assistência de mais de um milhão e meio de pessoas.

O Presidente do Episcopado assegurou sentir-se "profundamente impressionado com o entusiasmo que encontrei em todos pela EMF e pela a vinda do Papa" e acrescentou que a celebração do evento "oferece a todos a oportunidade de um encontro que, sem dúvida, vai repercutir na transmissão da fé dentro da família, no fortalecimento dos laços familiares e na saúde que pode transmitir a família à sociedade inteira".

"O EMF é um desafio enorme pela quantidade de pessoas que previsiblemente vão participar e pelo que leva consigo a organização, mas vi que há capacidade, vontades e possibilidades de fazê-lo, além disso, muito bem", declarou Dom Blázquez à agência Avan.

Durante a jornada, os responsáveis pela CEE mantiveram reuniões com diversas autoridades eclesiásticas e civis de Valência envolvidas na organização do EMF que terá como lema "A transmissão da fé na família".

Os representantes da CEE visitaram alguns lugares nos quais serão celebrados os principais atos do EMF, como a Feira de Mostras de Valência que acolherá a Feira Internacional das Famílias, e as imediações da Cidade das Artes e das Ciências, onde o Papa presidirá a Missa conclusiva em 9 de julho.

"Alegrei-me muito que por fim o Papa possa vir porque nos fará muitíssimo bem à Igreja na Espanha, à família como centro nevrálgico, e à relação família-Igreja e família-sociedade", indicou Dom Blázquez, que se mostrou convencido de que "a família é algo insubstituível na hora da iniciação e do amadurecimento dos filhos na fé".