Os fiéis da paróquia de são Nicolau, em Talas, Quirguistão, estavam celebrando a missa quando policiais entraram para multar uma religiosa por ter lido uma das leituras da missa.

Segundo a agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias, o fato ocorreu no domingo (26), no Quirguistão, país de maioria muçulmana que fazia parte da União Soviética.

A irmã Daniela Činčilova, eslovaca, da Congregação das Irmãs Franciscanas do Ensinamento, foi multada em US$ 90 por policiais e pelo Comitê de Segurança do Estado.

Segundo os oficiais, a freira infringiu a lei ao divulgar o Catecismo entre a população de Talas sem a permissão da Comissão Estadual de Assuntos Religiosos. Os missionários estrangeiros só podem pregar e celebrar a missa com permissão especial do governo.

Para o jesuíta Damian Wojciechowski, diretor da cúria da Administração Apostólica do Quirguistão, isso é consequência da “ignorância dos oficiais locais envolvidos na operação, já que a religiosa não violou as normas vigentes no Quirguistão”. Wojciechowski disse que eles iniciaram procedimentos legais para que a multa seja anulada.

Confira também: