O santuário de santa Rita de Cássia, em Lunardelli (PR), receberá no domingo (26) uma relíquia da santa italiana. “A relíquia é um fragmento, um pedacinho de seu osso, por isso, ela é de primeiro grau”, disse o vigário paroquial, padre Gabriel Begalli, em vídeo postado nas redes sociais do santuário. “Relíquia que é presença física da própria santa Rita no meio de nós”, acrescentou.

A relíquia foi concedida à diocese de Apucaraca (PR), à qual pertence o santuário, por meio do prefeito do dicastério para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Santa Sé, cardeal João Braz de Aviz, que atuou como padre na diocese paranaense.

No domingo, a relíquia será levada para Lunardelli pelo bispo de Apucarana, dom José Carlos de Oliveira. Ele será recebido, às 13h, no portal da cidade e depois haverá uma carreata até o santuário. Às 14h, o bispo celebrará a missa d entronização da relíquia no santuário.

Para o padre Begalli, trata-se de um momento “especial para o nosso santuário e para nossa igreja em Lunardelli”.

Lunardelli é conhecida como capital paranaense da fé. A cidade tem santa Rita de Cássia como padroeira. Além do santuário dedicado à santa, há também a Gruta de Santa Rita, a Praça de Santa Rita e o monumento do milagre da rosa, inspirado em uma graça concedida por Deus à santa.

Doente e “no leito de morte”, santa Rita recebeu a visita de uma parente no convento, durante o inverno. Conta o site do santuário de Lunardelli: “Ao se despedir, a parente perguntou se a santa queria algo. Ela disse que sim, e pediu uma rosa do jardim de sua antiga casa, em Roccaporena. A parente julgou que ela estava delirando; desde quando havia rosas no inverno? Mas decidiu atender o pedido e foi a sua antiga casa. Chegando a sua vila, a surpresa: milagrosamente em meio à neve, havia uma rosa magnífica! A senhora então a colheu e levou para santa Rita, que agradeceu a Deus por Sua bondade”.

Confira também: