Uma missa celebrada pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo cardeal Scherer, amanhã (25) às 15h na catedral de São Paulo, encerra o primeiro sínodo arquidiocesano de São Paulo, iniciado em 2017. Será publicada a carta pastoral do arcebispo de São Paulo com diretrizes e orientações pastorais que considerem todo o percurso do sínodo, além das propostas feitas pela assembleia sinodal arquidiocesana.

 

“Depois de seis anos de oração, esforços e trabalhos sinodais, daremos graças a Deus pelo caminho feito juntos e, ao mesmo tempo, pediremos a força fecundante do Espírito Santo para as sementes lançadas durante esse percurso eclesial”, escreve dom Odilo em carta aos clérigos, religiosos e leigos que representam conselhos paroquiais de pastoral e outras organizações eclesiais convidados à celebração.

 

“No final da celebração, haverá o ‘envio em missão’ para a etapa pós-sinodal, com o objetivo de assumir e viabilizar as orientações e propostas amadurecidas durante o sínodo”, acrescenta o cardeal.

 

“A fase pós-sinodal envolverá o conjunto da Arquidiocese e cada expressão de vida eclesial presente nela: regiões episcopais, paróquias, comunidades menores, comunidades religiosas, comunidades ‘novas’, movimentos e associações de fiéis, “pastorais” tradicionais, famílias e pessoas. Mas também as estruturas organizativas, como a Cúria, com todos os seus serviços, a organização pastoral, os seminários e instituições de educação e formação. As orientações e iniciativas pastorais precisam renovar-se, à luz das questões que o sínodo trouxe à luz, bem como a vida administrativa e econômica da Arquidiocese. Tudo precisa ser marcado pela ‘comunhão, conversão e renovação missionária’ ”, destacou dom Odilo em artigo publicado no jornal O São Paulo em 7 de dezembro de 2022, no qual o arcebispo afirmou que “o sínodo é um processo que tem a finalidade de desencadear outros processos, para produzir os frutos que se esperam”.

 

A missa de encerramento do sínodo arquidiocesano será transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da arquidiocese de São Paulo.

Confira também: