Amanhã (25), solenidade da Anunciação do Senhor, algumas dioceses portuguesas vão se unir para fazer uma vigília de oração pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. A iniciativa da Vigília JMJ partiu do Comitê Organizador Local (COL) e foi acolhida pelas dioceses.

A JMJ vai acontecer de 1º a 6 de agosto, em Lisboa, Portugal. Durante esses dias, os jovens peregrinos de todo o mundo serão acolhidos nas dioceses de Lisboa, Setúbal e Santarém. Essas três, então, decidiram se unir para a vigília de amanhã. O objetivo é “criar comunhão entre os três COD (Comitê Organizador Diocesano) e preparar na oração a chegada dos peregrinos”, disseram os organizadores.

A vigília das dioceses de acolhimento vai acontecer a partir das 21h30, no Mosteiro do Jerónimos, em Belém. Trata-se, segundo os organizadores, de um local “significativo para a JMJ Lisboa 2023 porque de 01 a 06 de agosto de 2023, ali perto, estará a Cidade da Alegria – a feira vocacional e o parque do perdão”.

As dioceses de Vila Real, Braga, Porto e Bragança-Miranda também farão juntas a Vigília JMJ. Será no santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, às 21h. Mas, para quem não puder se deslocar até o local, haverá vigílias nos oito arciprestados da diocese de Vila Real.

Outras dioceses que se unirão para rezar juntas pela jornada são as de Évora, Beja e Algarve. A vigília será começará às 21 na Sé de Beja. Mas, durante o dia haverá outras atividades, a partir das 16h, no seminário de Beja.

Na diocese de Portalegre-Castelo Branco, a vigília será a partir das 21h, na igreja de São Lourenço.

Em Leiria-Fátima, o momento de oração acontecerá no santuário de Fátima, onde já estará acontecendo a peregrinação diocesana. A vigília começará às 21h30 com a oração do terço e a procissão das velas, na capelinha das aparições, e continuará na basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Na diocese da Guarda, a vigília acontecerá em diferentes lugares: a Sé da Guarda, na igreja de Paços da Serra e na igreja Colmeal da Torre. Além disso, haverá uma vigília no domingo (26), a partir das 17h30, na igreja de São Pedro, em Trancoso.

No Funchal, a vigília será no seminário diocesano, às 20h30. Em Lamego, acontecerá na Tabouaço. Em Viseu, será na capela do Instituto Jesus, Maria e José e também em diversas paróquias.

Confira também: