A procissão do Senhor Jesus dos Passos, uma das tradições religiosas do estado de Santa Catarina, acontece neste fim de semana, 25 e 26, na capital Florianópolis, em sua 257ª edição. “É o maior evento e mais antigo de Santa Catarina. Então, estamos esperando um grande número de pessoas”, disse Rita Peruchi, presidente da Fundação Senhor dos Passos, que ajuda na organização da procissão. A expectativa é reunir mais de 50 mil pessoas.

Peruchi destacou que neste ano a procissão coincide com as comemorações do aniversário de Florianópolis, celebrado hoje (23). “São 257 anos de procissão e representa muito para a cidade que está completando 350 anos. Faz parte da história de Florianópolis. Isso é muito importante e só engrandece a cidade”, disse.

A primeira procissão do Senhor Jesus dos Passos aconteceu em 1766, dois anos após a chegada na então Vila de Nossa Senhora do Desterro, atualmente Florianópolis, da imagem do Senhor dos Passos, que é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas.

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos.

Em 1764, a imagem do Senhor dos Passos estava sendo levada de barco da Bahia para a cidade de Rio Grande (RS). O barco fez uma escala para abastecimento na Vila de Nossa Senhora do Desterro. Após três tentativas frustradas de seguir viagem para Rio Grande, devido às fortes tempestades, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na cidade.

No ano seguinte, 1765, foi criada a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, para proteger a imagem e cultuar seu padroeiro. Em 1766, aconteceu a primeira procissão. Até hoje, a Irmandade é responsável pela procissão que, com o passar dos anos, foi atraindo cada vez mais pessoas. Em 2018, a procissão foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

A programação da procissão começou no domingo (19), com a missa de investidura dos nossos irmãos da Irmandade do Senhor dos Passos. Ontem (22), teve início o tríduo e, hoje (23) de manhã, aconteceu uma das cerimônias centrais, a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, seguida da missa e administração da unção dos enfermos.

“Hoje já foi espetacular, superou as expectativas, pois tinha muita gente. O povo voltou com tudo, com muita fé, com muita esperança e muita gratidão”, disse a presidente da Fundação Senhor dos Passos. Este será o segundo ano que a procissão acontece depois do fim das medidas restritivas impostas contra a pandemia de covid-19.

No sábado (25) de manhã acontecerá a procissão do carregador, que sai da capela Menino de Deus, do Hospital da Caridade, em direção à catedral metropolitana de Florianópolis. “Vem com todos os objetos que são levados na procissão, são as chamadas alfaias”, disse Peruchi. À noite, haverá a translação da imagem do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores da capela Menino de Deus para a catedral.

No domingo (26), haverá uma missa na catedral, às 9h30, com participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos. Às 16h, começará a procissão do encontro das imagens do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. Em frente à catedral será feito o sermão do encontro, que neste ano terá como pregador padre Hélio Luciano de Oliveira, da arquidiocese de Florianópolis.

“O encontro das imagens é o que o povo mais espera, ver a mãe de Jesus, Nossa Senhora das Dores, olhando para seu Filho naquele momento. É muito lindo, quando todos fazem um momento de silêncio profundo, de reflexão, e fixam o olhar nas imagens”, disse Peruchi.

A programação completa da Procissão do Senhor dos Passos pode ser vista AQUI.

Confira também: