O Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (CENIDH) disse que 40 dias após a condenação do bispo de Matagalpa, Nicarágua, dom Rolando Álvarez, não há informações sobre a situação atual do bispo. Dom Álvarez foi condenado em 10 de fevereiro a 26 anos e quatro meses de prisão por ser "traidor da pátria".

Álvarez, que se recusou a ser deportado com 222 outros presos políticos enviados para os EUA, estaria em uma cela de segurança máxima na prisão "La Modelo". No entanto, não está claro qual é o seu paradeiro exato e as autoridades ainda não informaram sobre sua situação atual.

Em 21 de março, o CENIDH postou um vídeo em sua conta no Twitter no qual recorda que “40 dias se passaram desde a última vez que Daniel Ortega confirmou em rede nacional que havia enviado o bispo ao presídio Jorge Navarro”.

“Seu estado de saúde físico e psicológico é completamente desconhecido”, diz o CENIDH, que ao mesmo tempo alerta que “dom Rolando Álvarez corre perigo de morte”.

Para o CENIDH, com essas ações o “regime de Ortega-Murillo submete dom Rolando Álvarez a uma situação de desaparecimento forçado”.

 

Rosario Murillo é a vice-presidente do país e mulher do presidente Daniel Ortega, no poder desde 2007.

O centro penitenciário Jorge Navarro ou prisão "La Modelo" tem sido destino frequente de presos políticos na Nicarágua, lugar onde sofreram uma série de violações de direitos humanos.

 Em outubro de 2022, a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) publicou um comunicado anunciando medidas provisórias em favor de 45 presos políticos, vários dos quais presos em “La Modelo”.

O comunicado cita as violações mais comuns cometidas neste presídio: superlotação das celas, a falta de atendimento médico, as agressões dos agentes penitenciários contra os presos, a retenção de familiares que visitam os presos e a ingestão de alimentos misturados com detergente.

Audiência no Congresso dos EUA sobre a Nicarágua

Ontem (22) aconteceu uma audiência no Congresso dos EUA sobre a perseguição do governo de Daniel Ortega contra a Igreja Católica na Nicarágua. Um dos temas discutidos foi a situação de dom Rolando Álvarez.

Participaram da audiência dois dos presos políticos que foram deportados para os EUA: Félix Maradiaga e Juan Sebastián Chamorro, ambos ex-candidatos presidenciais.

Confira também: