O Congresso Arquidiocesano de Leigos de Salta terminou com um chamado e compromisso a uma maior participação dos leigos na vida pública para construir "uma pátria de irmãos mais justa, fraterna e solidária".

O Congresso se realizou nos dias 12 e 13 de novembro de 2005, mas as esperadas conclusões foram publicadas nesta semana.

Nelas, reafirma-se como dever católico inserir-se na vida pública da nação e trabalhar na redução da pobreza e a exclusão. "Os leigos querem trabalhar para chegar às pessoas, devolver-lhes a fé e a esperança, realizando ações que promovam uma mudança na realidade, usando recursos humanos e espirituais", assinalam.

Além disso, convidam ao trabalho com crianças, idosos e deficientes; a inserção no mundo das comunicações, do trabalho, a promoção de valores e a defesa da vida e a família.

Com respeito à política, faz-se um chamado à formação de dirigentes cristãos comprometidos com o bem comum, "entendendo que o político não é mau, mas que existem maus políticos". Nesse sentido, lembra que a oração é a "base de todo tipo de iniciativas tanto políticas como sociais".

O evento também abordou o papel do leigo dentro da Igreja, concluindo na necessidade de uma vivência mais profunda da fé e sua transmissão às novas gerações. Além disso se destaca o valor da mulher, a pastoral com os divorciados que voltaram a casar, a opção preferencial pelos pobres, e o diálogo ecumênico e inter-religioso.

Para os interessados, as conclusões se encontram em: www.arquidiocesissalta.org.ar