A governadora do Arkansas, EUA, Sarah Huckabee Sanders, sancionou lei na quinta-feira (16), para criar um memorial para homenagear crianças mortas durante o período em que a sentença Roe x Wade esteve vigente.  Roe x Wade foi uma decisão da Suprema Corte dos EUA que, em 1973, impediu a proibição do aborto por qualquer legislação no país.

Em 24 de junho de 2022, 49 anos depois de Roe x Wade, a sentença foi revertida. Agora, cada Estado e a União podem legislar sobre aborto.

Após a revogação, a Igreja Católica nos EUA disse num comunicado que "dezenas de milhões de nascituros" morreram durante a vigência de Roe x Wade.

Esses bebês são os que agora serão homenageados com o monumento que será construído no Arkansas.

Segundo a CNN, a obra será colocada dentro do Capitólio do Estado de Arkansas, em um espaço aprovado pelo secretário de Estado.

A Comissão de Artes e Terrenos do Capitólio terá que supervisionar a escolha do artista e o desenho da obra em colaboração com os grupos pró-vida. A elaboração e a colocação do monumento não devem gerar gastos ao Estado.

Num comunicado, Alexa Henning, diretora de comunicações da governadora, disse que Sarah Huckabee Sanders não tem complexos em defender a vida e que ela apoia que o Arkansas seja "um dos estados mais pró-vida do país".

Confira também: