A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou ontem (21) o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Terço dos Homens, a ser comemorado em 8 de setembro.  O texto segue agora para a sanção presidencial.

O projeto de lei de autoria do deputado Eros Biondini (PL-MG) já tinha sido aprovado em junho do ano passado na Câmara dos Deputados. Na justificativa de sua proposta, Biondini destacou o “profundo significado devocional para os católicos brasileiros e a força desse movimento para o fortalecimento de uma sociedade justa, solidária e comprometida com a dignidade e a espiritualidade do ser humano”.

“O terço dos homens é um movimento cristão que tem o propósito de engajar na Igreja Católica homens de todas as gerações mediante esse ato de fé e devoção, como estímulo fundamental à formação da família cristã e da sociedade como um todo”, disse ontem o relator do projeto, o senador Wellington Fagundes (PL-MT).

Fagundes recordou que o movimento “foi instituído por frei Peregrino no dia 8 de setembro de 1936, no povoado de Vila da Providência, hoje cidade de Itabi, no estado de Sergipe”. Por isso, esta foi a data escolhida para o Dia Nacional do Terço dos Homens.

No dia 8 de setembro, a Igreja católica celebra a Natividade de Nossa Senhora.

O movimento do Terço dos Homens já é reconhecido por lei em alguns estados do Brasil, como Sergipe, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão.

Atualmente, o movimento estima que haja cerca de 2,5 milhões de tercistas em todo o país. Eles costumam se reunir pelo menos uma vez por semana para rezar em suas paróquias, capelas, santuários ou até em praças públicas.

Todos os anos, fazem a Romaria Nacional do Terço dos Homens ao santuário de Aparecida (SP). Trata-se, segundo o próprio santuário, da maior romaria que acontece ao templo mariano. Neste ano, aconteceu entre 10 e 12 de fevereiro e contou com a participação de 70 mil homens do terço.

Confira também: